Não há como negar que 2017 foi um ano muito movimento na área da computação, pois tivemos muitos incidentes e eventos de segurança. Vale pena lembrar que dentre esses incidentes, temos ataques patrocinados pelo Estado, ransomware, vazamentos e violação de dados.

À medida que começa 2018, não podemos deixar de refletir sobre os ataques cibernéticos que aconteceram em 2017, mas também dar uns palpites sobre o que poderá acontecer nos próximos meses.

De acordo com o time da LogRhythm Labs, os oito palpites são:

  1. Um novo recorde do maior vazamento de dados será estabelecido.
    • Atualmente, o recorde é de 2015, com ataques cibernéticos que custaram 115 milhões de dólares e afetaram 78.8 milhões de pessoas.
  2. Uma legislação nos Estados Unidos será introduzida para regular as atividades relacionadas a privacidade dos dados e proteção.
    • A nova legislação nos Estados Unidos irá dizer como as empresas devem proteger a privacidade da informação.
  3. Guerras cibernéticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deverão surgir e atingir diretamente o público.
    • Os EUA e a Coréia do Norte estão realizando secretamente ataques cibernéticos uns contra os outros durante anos e aumentando sua agressão digital. As tensões continuarão a aumentar e o público será impactado pela primeira vez.
  4. Dispositivos IoT serão cada vez mais alvo de ataques de Ransomware e extorsões cibernéticas.
    • Ransomware continuará sendo um método popular de hackear. Hackers descobrirão novos vetores de ataques e alvos, impactando no uso diários do IoT.
  5. Distributed Denial of Service as a Service (DDoSaaS) resultará em importantes ataques de DDoS contra infraestruturas críticas.
    • Hackers irão usar provedores de serviço de nuvem, como a AWS, para administrar ataques DDoS.
  6. Drones serão mais explorados com maior frequência como vetores de ameaça.
    • Apesar de existir restrições de área de voos, os drones, assim como os iPhones, podem ser “jailbroken”. Espera-se ver alguns casos em que os drones serão usados para mais do que apenas diversão.
  7. As explorações em carteiras Bitcoin resultarão em perdas maciças de riqueza pessoal.
    • Devido à crescente popularidade do BTC, muitas pessoas terão suas carteiras BTC pirateadas e poderão perder muito dinheiro.
  8. Kim Jung Un terá sua conta do PlayStation invadida.