segurança no desenvolvimento de sistemas

Gestão de segurança no desenvolvimento de sistemas

Aprenda mais sobre como manter a gestão de segurança durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.

Para a maioria das pessoas envolvidas no ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas, a grande quantidade de tarefas e responsabilidades associadas ao desenvolvimento do próprio sistema já é trabalho o suficiente para ocupar toda o tempo disponível.

No entanto, o recente aumento de ataques de segurança cibernética e violações de dados se traduz na necessidade que os gerentes de projetos deste tipo têm para dar muita atenção à segurança das informações desde o design de software.

Em 2018, 34,71% das empresas brasileiras afirmaram ter sofrido algum tipo de ataque hacker. É por isso que os melhores gerentes se concentram tanto na gestão de segurança em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de software, contando com especialistas internos em segurança e parceiros de terceirização para reforçar suas defesas.

O ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e a gestão de segurança

O ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas é um conjunto de etapas necessárias para levar um software desde seu estágio inicial de concepção e planejamento até seu lançamento no mercado geral.

Esse processo inclui as fases de planejamento e design, desenvolvimento, teste e implementação e pode ser visto de alguma forma em todas as metodologias de desenvolvimento de software em uso atualmente, incluindo no método cascata (waterfall) e na abordagem ágil.

Independentemente da metodologia de desenvolvimento utilizada, o crescente risco representado por hackers significa que os gerentes de projeto devem integrar a gestão de segurança em cada etapa do processo. Um ciclo seguro de desenvolvimento de software pode ser garantido desde os estágios iniciais de planejamento até as fases pós-implementação do processo. Mas como?

Gestão de segurança em cada etapa do desenvolvimento de sistemas

Análise de requisitos do projeto

As etapas de análise de requisitos e design do ciclo de desenvolvimento de software são vitais para manter a segurança das informações. Essa fase se concentra na determinação dos requisitos do software: que problema esse software resolverá, que recursos são necessários para construí-lo e qual metodologia de desenvolvimento será seguida?

Várias vulnerabilidades comuns podem ser identificadas no início do ciclo de desenvolvimento. As empresas podem trabalhar com especialistas em segurança interna ou encontrar esses especialistas em um serviço de terceirização de software durante essa fase de análise de requisitos, garantindo que as preocupações com segurança da informação sejam incorporadas ao estudo de viabilidade.

A segurança da informação também deve ser abordada durante cada parte do estágio de design. Por exemplo, os procedimentos de gestão de segurança devem ser incluídos nos requisitos do banco de dados, no fluxograma do sistema e no design geral da segurança.

A modelagem de ameaças, que envolve prever onde um ataque ocorrerá, também pode ajudar as equipes a visualizar a ameaça e garantir que as proteções sejam integradas desde o início.

Desenvolvimento

A fase de desenvolvimento do ciclo do sistema compõe a maior parte do projeto e inclui a criação de código e a criação do próprio software. Ferramentas importantes de segurança, como testes de aplicativos estáticos e dinâmicos, ajudam as empresas a identificar problemas com seu código e possíveis vulnerabilidades de segurança.

Essas ferramentas podem alertar os engenheiros de software sobre problemas em tempo real ou podem ser programadas para execução noturna, garantindo que a equipe de desenvolvimento tenha uma lista de todos os erros de código quando chegar ao trabalho no dia seguinte.

Uma das maneiras mais eficazes de identificar vulnerabilidades no código e impedir que esses problemas ocorram novamente é treinar a equipe de desenvolvimento para não apenas identificar erros de codificação, mas também para ajudá-los a entender exatamente como as falhas de segurança podem acontecer.

Testes e validação

Há muito tempo visto como a única defesa contra códigos defeituosos, os gerentes de projeto mais experientes agora entendem que o teste é apenas uma das várias defesas contra hackers.

Todo software deve passar por uma extensa fase de testes antes de ser lançado no mercado. Embora muitos gerentes foquem apenas no desempenho do software e na eliminação dos bugs restantes, o teste de segurança é essencial durante esse estágio do ciclo de desenvolvimento e deve ocorrer em conjunto com os testes gerais do sistema.

Uma das maneiras mais eficazes de garantir a gestão de segurança durante a fase de teste é trazer um parceiro experiente a bordo para ajudar no processo.

Esses programadores altamente especializados são muito mais do que simples testadores manuais — são capazes de escrever programas automatizados que buscarão vulnerabilidades de segurança e alertarão a equipe de desenvolvimento sobre sua existência.

Segurança pós-implementação

Agora que o software foi desenvolvido e aprovado pelas partes interessadas internas, está pronto para ser lançado aos clientes; no entanto, o monitoramento e a integração da segurança devem continuar.

A fase pós-implementação do ciclo de desenvolvimento de software envolve solicitar feedback do usuário para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que os consumidores não tenham identificado falhas adicionais.

É importante que os especialistas em gestão de segurança estejam envolvidos na coleta e na revisão do feedback do usuário para confirmar que não existem grandes vulnerabilidades de segurança.

Um plano de resposta a incidentes deve ser esboçado para ajudar os desenvolvedores a lidar com novas vulnerabilidades à medida que elas se tornam conhecidas. Esse plano garante a continuidade do processo, independentemente de uma empresa usar terceirização de TI ou esperar mudanças de pessoal no futuro.

Nos processos de negócios de hoje, um simples erro pode resultar em milhões de reais em perdas. Por isso, se preocupar com a gestão de segurança em cada etapa do desenvolvimento de sistemas é fundamental.

A Nova8 pode te ajudar com isso! Nossos serviços foram desenvolvidos para que sua organização possa atingir os objetivos de qualidade e segurança necessários para o negócio. Conheça mais sobre nossas soluções e veja seus benefícios!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *