teste de invasão

Como os testes de invasão melhoram a gestão de riscos

Testes de invasão contribuem para garantir a segurança dos sistemas e dados da sua empresa. Descubra como esse componente essencial traz uma abordagem sólida de segurança para sua empresa

Testes de invasão têm como objetivo procurar por vulnerabilidades no sistema, como brechas de segurança, portas abertas e outros problemas relacionados à segurança do acesso à rede. A partir de um teste de invasão, das informações e dados que são gerados após a sua realização, se torna mais fácil gerenciar os riscos de softwares e sistemas, já que através desse teste é possível diagnosticar quais são as áreas mais vulneráveis do sistema e quais seriam os impactos causados por uma real invasão hacker.

Extremamente importantes nos dias de hoje, os testes de invasão, estão se tornando cada vez mais essenciais à medida que a tecnologia avança e são criadas novas maneiras de entrar ilegalmente em sistemas de computação. Descubra nesse artigo como os testes de invasão ajudam a identificar falhas na gestão de segurança de uma empresa e evitar um ataque cibernético.

Como os testes de invasão melhoram a gestão de riscos

Por meio dos dados é possível analisar o desempenho de determinada ação, área e/ou setor, a partir dessa análise, as empresas criam estratégias para obter mais sucesso em algum campo específico, aumentar produtividade, competitividade, reduzir custos, entre outros.

Os hackers que conseguem invadir os sistemas de uma empresa e roubar seus dados podem usá-los de diversas maneiras, como vender as informações para empresas concorrentes, disseminar os dados para todo o mercado, enfim, a consequência de uma invasão sempre acarreta em prejuízos financeiros e de imagem, e esses danos podem ser irreversíveis.

Porque realizar um teste de invasão?

Para lidar com ameaças virtuais persistentes, as organizações devem implementar as políticas de teste de segurança mais avançadas, usando a sua própria equipe de TI que esteja atualizada quanto aos melhores tipos de teste ou contratando uma empresa especializada que possa realizar o teste de forma segura e verificar quais são as possíveis entradas de hackers dentro do sistema.

O teste de segurança não é apenas uma boa prática comercial – é um componente essencial de uma abordagem sólida de segurança.

Testes de invasão são importantes para a gestão de riscos corporativos

Ao implementar uma estratégia de simular um ataque cibernético em uma rede empresarial, é possível determinar o nível do impacto de um eventual ataque, bem como identificar falhas de segurança.

Segundo Relatório de Ameaças à Segurança na Internet publicado pela Symantec, em 2019, o Brasil está entre os dez países com mais ataques cibernéticos no mundo, considerando vírus, malware, phishing e invasões na nuvem. Também de acordo com o relatório, 85% dos brasileiros foi vítima ou conhece alguém que já teve seus dados hackeados. Portanto, é de extrema importância proteger o seu negócio contra invasões cibernéticas.

Esse número pode parecer surpreendente, mas a verdade é que os métodos de cibercrime se desenvolvem tão ou mais rápido que os de cibersegurança.

Existem inúmeros benefícios ao empregar testes de penetração, sendo os principais

  • Detectar e organizar ameaças à segurança
  • Atender às necessidades de monitoramento
  • Contornar a taxa de inatividade da rede
  • Proteger a lealdade do cliente e a imagem da empresa
  • Perturbações de serviço e violações de segurança são caras

Por esses motivos, é absolutamente necessário que as empresas entendam a necessidade da segurança de dados de seus clientes, produtos e serviços, e adotem uma abordagem prática e agressiva à sua própria segurança.

Testes de invasão ajudam sua organização a evitar invasões da infraestrutura de TI e facilitam o processo de gestão de segurança da sua empresa de forma proativa, evitando perdas extremas, tanto no valor da marca quanto na estabilidade financeira.

Os testes de invasão devem ser realizados sempre que houver uma alteração na infraestrutura de rede, sendo executada por especialistas altamente experientes, que analisarão os sistemas conectados à Internet em busca de qualquer fraqueza ou divulgação de informações que possam ser usadas por um invasor para comprometer a confidencialidade, disponibilidade ou integridade de sua rede.

Procure ajuda especializada

À medida que as necessidades tecnológicas das empresas continuam aumentando, paralelamente as possíveis vulnerabilidades e pontos de entrada em sistemas críticos de negócios seguem.

Com foco em gestão de segurança de dados empresariais, a NOVA8 se diferencia pelo seu centro de excelência em segurança cibernética, que aceleram a efetiva implementação das nossas soluções em todas as suas fases, desde o ciclo de desenvolvimento de aplicações até a experiência do usuário, passando por processos digitais, gestão de acessos e controle de qualidade.

Nossa equipe de consultores de segurança são especialistas em segurança cibernética e gestão de segurança. Trabalhamos em estreita colaboração com suas equipes internas para criar infraestruturas seguras e encontrar vulnerabilidades existentes em seus sistemas atuais. Analisamos todos os aspectos de sua segurança de dados e recomendamos alterações que ajudam sua empresa a se proteger contra possíveis ameaças.

A Nova8 possui as soluções certas para você! Conheça nossos serviços de TI agora mesmo! 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *