budget TI

Dicas para planejar o budget de segurança da informação

Confira uma lista de 3 passos práticos que você pode utilizar para definir de vez qual o budget ideal para a sua área de segurança da informação.

O orçamento de TI é um dos itens mais importantes no planejamento a longo prazo de uma empresa. Afinal, é com ele que todos as ações e objetivos podem ser alinhados. Mas dentro desse tópico, existe um ponto que não pode faltar: é o budget para a segurança da informação.

Qualquer que seja o orçamento finalmente aprovado pela liderança da sua empresa, cabe aos profissionais da área de TI encontrar formas de otimizar a alocação desse dinheiro pensando nesse item tão fundamental, que é a segurança da informação.

Mas na prática, o que precisa ser feito para definir um budget alocado com essa finalidade? Ter mais investimento pode ajudar, mas como ele será utilizado efetivamente? Isso só pode ser decidido com base no planejamento. E agora vamos apresentar 3 passos que você pode seguir para fechar o budget para as demandas dessa área.

Qual é a importância da segurança da informação?

A segurança dos dados é fundamental para a maioria das empresas e até usuários domésticos. Informações de clientes, dados de pagamento, arquivos pessoais, detalhes da conta bancária e várias outras informações podem ser potencialmente perigosas se caírem nas mãos erradas.

Os dados perdidos devido a desastres internos são péssimos de lidar, mas perdê-los para hackers ou por algum ataque externo pode ter consequências muito maiores. Mas isso só acontece quando não há a devida atenção para a segurança da informação.

A tendência de violações de dados e os riscos crescentes de privacidade associados às redes de comunicação continuam sendo uma preocupação global atualmente. E foram justamente essas questões que levaram a criação de novos regulamentos para proteger a privacidade do consumidor.

3 razões para investir em segurança de dados

A importância de fazer esse investimento fica ainda mais clara conhecendo esses 3 principais fatores de decisão:

  • Proteger os dados pessoais e sensíveis dos seus clientes, evitando que eles sejam violados;
  • Necessidade de manter soluções robustas de privacidade e segurança dentro da visão estratégica, de produtos e soluções tecnológicas da empresa;
  • É um dos pré-requisitos necessários para que as pessoas confiem no uso da tecnologia da sua empresa.

Como fazer um planejamento de budget para a área de segurança da informação?

Percebeu como esse investimento é mais do que necessário para a sua organização? É por isso que separamos uma lista de 3 dicas práticas para começar agora mesmo a definir o seu budget para essa finalidade.

1. Crie um inventário de ferramentas já utilizadas no dia a dia

Os gestores de segurança da informação precisam realizar adequadamente um inventário de todas as ferramentas, equipe e recursos que possuem atualmente.

Em seguida, eles devem determinar métricas para identificar a quantidade de eventos externos de segurança que foram realizados contra a empresa e que apresentavam riscos reais.

Isso ajudará a saber quais recursos já são usados para diminuir os riscos desses ataques, assim como as lacunas existentes que precisam ser fechadas. Com isso, fica mais fácil dizer qual a lista de soluções que ainda precisam contar para eliminar os riscos de ameaças na empresa.

Esse é o primeiro passo para identificar o valor necessário para arcar com essas necessidades.

2. Liste tudo que precisa para melhorar seus resultados de segurança da informação ao longo do ano

Seja detalhista na aquisição de novas tecnologias e recursos. O orçamento de segurança passa por uma lista completa de materiais necessários para executar o programa completo de prevenção de riscos, que inclui equipamentos, software, pessoal, treinamento e manutenção.

Toda essa demanda se trata de uma despesa de capital que pode ir além com outros materiais, servidores, licenças de software e estações de trabalho, mas ter em mãos o que é necessário dentro de uma visão de longo prazo ajuda a identificar qual o volume dessa despesa operacional, e consequentemente qual é o budget necessário.

3. Não pense só em ferramentas, mas também nas pessoas

Para criar o budget, não seja focado apenas na tecnologia. Os gestores não devem ver o orçamento de segurança apenas como a principal fonte de investimento em ferramentas.

As pessoas e talentos desempenham um papel importante em um programa de segurança da informação eficaz. Muitas empresas ainda se concentram nas ferramentas mais recentes lançadas no mercado e acabam não conseguindo trazer profissionais qualificados para dar conta das demandas necessárias.

Agora que já sabe como demonstrar o retorno do investimento em segurança da informação para os executivos e diretores, veja como os serviços e soluções da Nova 8 podem contribuir para o seu trabalho na área de segurança!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *