proteção de dados

4 dicas para melhorar a proteção de dados na sua empresa

A proteção de dados é vital para qualquer negócio. E como a sua empresa está trabalhando este quesito? Acesse as 4 dicas que vão ajudar a começar na prática!

Como sua empresa trabalha com proteção de dados? Já se tornou comum ver nos portais de notícias as brechas de segurança encontradas nas empresas que acabam sofrendo ataques e perdendo seus dados. Esses ataques destacaram a vulnerabilidade dos sistemas e a falta de estratégias robustas de segurança em organizações de todos os tamanhos.

Mas e qual é a importância da segurança de dados? Ela é vital para qualquer negócio! Afinal, seus dados comerciais, registros financeiros e registros de funcionários precisam de proteção. Quando são comprometidos, você pode sofrer sérios danos, desde à sua reputação até nos níveis financeiros.

Mas calma, não precisa entrar em desespero para garantir essa proteção de dados. Existem etapas que você pode seguir para garantir que você não enfrente esse tipo de problema. A partir de agora você confere 4 dicas que ajudarão a aumentar a segurança dos dados na sua empresa.

4 dicas de proteção de dados para aplicar na sua empresa

Conheça as dicas para garantir que esteja atendendo às melhores práticas de segurança de dados, principalmente dos seus clientes, tomando todas as medidas para proteger informações confidenciais.

1. Conheça seus dados

Se você fosse vítima de um ataque nos seus sistemas amanhã, saberia quais dados são mais valiosos para você? Quais dados seriam mais prejudiciais para o seu negócio caso fossem perdidos? Esses são os dados que você precisa focar no trabalho de proteção, incluindo a limitação do número de pessoas que têm acesso a eles.

Um dos principais benefícios de trabalhar com a proteção de dados é ter a garantia de que também irá conhecer a fundo toda a sua estrutura de organização e armazenamento dos dados.

2. Atualize seus programas regularmente

Verifique se os seus sistemas e servidores estão devidamente atualizados parece ser uma ação simples, mas que já impede diversos riscos quando falamos de proteção de dados.

Geralmente, essa é a melhor maneira de garantir sua proteção, atualizando também os seus aplicativos de segurança. Como hackers, tipos de ransomware e outros tipos de ameaças digitais estão constantemente se adaptando para explorar pontos fracos em versões anteriores de software, é recomendável atualizar essas ferramentas de apoio regularmente.

3. Faça backup dos seus dados regularmente

O uso de backups já deve ser uma parte crucial da sua estratégia de segurança de TI desde o início da operação. Com os backups seguros, você pode sobreviver a tudo, desde a exclusão acidental de arquivos até o bloqueio completo de ransomware.

Como prática recomendada de segurança, os dados de backup devem ser armazenados em um local remoto e seguro, longe do local principal dos negócios.

4. Crie uma mentalidade de segurança para toda a empresa

Todo mundo que tem uma senha e nome de usuário é responsável por manter os dados seguros dentro de uma empresa. Os administradores de TI devem lembrar periodicamente a todos os colaboradores que não devem compartilhar informações internas com terceiros.

A segurança dos dados é um trabalho de todos e não se limita apenas a alguns funcionários da equipe de TI.

Se a sua empresa trabalha com soluções de TI, deixe claro que se preocupa também com o uso de soluções de cyber security integradas em seu ciclo de desenvolvimento. Essa ação dá maior tranquilidade para trabalhar com foco total na qualidade do desenvolvimento.

Quer aproveitar essas dicas de proteção de dados agora mesmo? Então conheça já os serviços de TI e soluções para empresas que só a Nova8 pode oferecer para você!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *