seguranca da informacao

Como pensar a política de segurança da informação

Entenda qual a real importância de implementar uma política de segurança da informação e os 5 pontos essenciais que toda política deve contemplar!

Para muitas organizações, as informações são seu ativo mais importante, portanto, protegê-las é crucial. Em um ambiente cada vez mais interconectado, os dados são expostos a um número crescente e a uma variedade maior de riscos. Por isso existe uma ação essencial que cada empresa precisa realizar: adotar uma política de segurança da informação.

Ameaças como código malicioso, invasão de computadores e ataques a servidores são mais comuns, ambiciosos e sofisticados, deixando claro que cuidar da segurança da informação é uma prática fundamental.

Essa implementação, manutenção e atualização da política de segurança da informação na sua organização é um desafio hoje? Então confira o conteúdo completo que preparamos para contar mais detalhes sobre a importância de fazer essa implementação e os passos que precisa dar para pensar nessa política para a sua empresa.

Qual é a importância da segurança da informação?

O objetivo ao desenvolver uma política de segurança da informação é fornecer orientação e detalhamento para os profissionais dentro de uma organização em relação à segurança dos dados. Há alguns motivos principais pelos quais sua organização deve ter diretrizes de segurança da informação. Elas precisam impedir ações como:

  • acesso não autorizado;
  • uso indevido;
  • divulgação;
  • interrupção;
  • modificação;
  • registros falsos;
  • ou destruição das informações.

Dentro desse objetivo, a segurança da informação ainda desempenha funções que permitem a operação segura de aplicações implementadas nos sistemas de TI da organização e também protege a camada de tecnologias que a organização usa no dia a dia.

Outro fator que não podemos deixar de lado é a LGPD. A multa por infrações no gerenciamento de segurança dos dados com a Lei Geral de Proteção aos Dados pode chegar a R$ 50 milhões. Isso já evidencia que as organizações devem tomar providências para ficarem em conformidade com a nova lei, para não correr esse risco.

Como pensar e implantar uma política de segurança da informação em uma empresa?

Agora que entendemos os detalhes e a real importância de adotar a política de segurança da informação, como começar a pensar nela? O que deve ser descrito para que ela funciona da maneira correta?

Confira os 5 pontos essenciais que toda política documentada em relação à segurança deve contemplar:

  1. As políticas de segurança da informação definem as ações de controle necessárias por parte dos colaboradores de uma organização a partir de uma perspectiva de segurança;
  2. Ela deve refletir a mentalidade gerencial quando se trata de segurança;
  3. As políticas de segurança fornecem orientações sobre qual estrutura de controle pode ser construída para proteger a organização contra ameaças externas e internas;
  4. Elas devem funcionar como um mecanismo para apoiar as responsabilidades legais e éticas de uma organização;
  5. As políticas são um mecanismo para responsabilizar os indivíduos pela conformidade ou não conformidade esperadas em relação às medidas de segurança da informação.

Tudo isso pode ser pensado e colocado em prática com a construção baseada em 3 pilares:

  • Gestão: tanto a gerência sênior quanto a de TI são responsáveis ​​pela estratégia de segurança da informação da organização, embora as definições de riscos e segurança, dados e conformidade ficam a cargo da aprovação dos diretores;
  • Pessoas: para apoiar a estratégia de segurança da informação, é importante melhorar a conscientização de toda a equipe sobre os problemas de segurança da informação por meio de treinamento e iniciativas. As organizações também precisam revisá-las regularmente para atender os novos requisitos de segurança;
  • Processo: ameaças e vulnerabilidades devem ser avaliadas e analisadas por meio de um processo estabelecido previamente. Isso significa estabelecer e implementar medidas e procedimentos de controle para minimizar riscos, além de auditorias para medir o desempenho dos controles nesse processo.

Agora que sabe quais pontos precisa levar em consideração para pensar na política de segurança da informação, entre já em contato com a Nova8 Cybersecurity e conte com nosso centro de excelência em segurança cibernética para começar a dar os primeiros passos rumo a uma infraestrutura segura de informações.

Uma Resposta

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *