otimizar gestao de seguranca

4 dicas para otimizar sua gestão da segurança da informação

Veja porque é importante fazer a gestão da segurança da informação na sua empresa e 4 dicas práticas para otimizar esse processo agora mesmo!

Sua empresa lida com dados e informações sensíveis internamente? Então saiba que as violações de dados continuam acontecendo, os ataques em redes estão aumentando e é por isso que as equipes responsáveis ​​pela segurança da informação devem trabalhar para implementar e manter um processo claro de gestão de segurança.

Ter uma política interna, com ações relacionadas aos sistemas e às informações trabalhadas por eles, deve ser o primeiro passo de uma organização que preza pela segurança. Mas na prática, isso não significa que só ter a política definida é o suficiente e que não podemos tomar medidas para otimizar este aspecto.

Aqui vamos falar do porquê é realmente importante ter processos para fazer essa gestão  de segurança e explorar 4 dicas práticas para otimizá-la.

Qual a importância de fazer uma gestão da segurança da informação?

Um processo de gerenciamento da Segurança da Informação fornece aos líderes de TI um conjunto de políticas e procedimentos padronizados para lidar com os requisitos de segurança e outros riscos de TI relacionados ao uso de dados.

O foco de implementar um processo de gestão nesses itens de segurança é planejar as atividades necessárias para manter a camada de informação da empresa realmente segura. Isso ajuda a traçar coordenadas dentro de sua organização, preparando você e sua equipe com uma estratégia de segurança da informação eficaz em qualquer situação.

Quando cuidadosamente desenvolvida, implementada e aplicada, o processo de gestão agiliza os esforços para proteger todos os aspectos da segurança da informações da sua empresa. Ela passa a ser fundamental para manter elementos básicos como:

  • confidencialidade dos dados;
  • integridade dos sistemas;
  • disponibilidade contínua.

4 dicas para otimizar o seu processo de gestão

Entendendo a importância de realizar essa gestão no dia a dia, surge uma questão: podemos evitar que esse processo fique engessado? Dá para torná-lo mais prático e ágil, facilitando a rotina dos profissionais envolvidos?

A resposta para ambas as perguntas é sim. Mas para isso, é preciso conhecer quais ações ajudam a otimizar de fato a gestão da segurança da informação. Aqui vamos mostrar 4 dicas do que você pode fazer na prática e alcançar esse resultado.

1. Crie um comitê de segurança da informação com profissionais de toda a empresa

Depois de desenvolver suas políticas de segurança na área de TI, muitos profissionais ainda se perguntam o que fazer com elas depois. Na verdade, as políticas também devem passar por um processo de revisão completa pelas principais partes interessadas da empresa, e não apenas pela equipe de segurança ou de TI.

Para otimizar sua gestão, crie um comitê de segurança da informação que inclua representantes de sua equipe jurídica, RH e diretores de outros setores. É importante incluir pessoas que possam olhar para as políticas de diferentes perspectivas.

O comitê pode ser o responsável por fornecer a aprovação final de todas os elementos que formam o roteiro para o gerenciamento e treinamento do programa de segurança da informação, além de trazer no dia a dia as sugestões de melhoria baseadas no trabalho prático de todos os times que lidam com dados.

2. Desenvolva conteúdos e capacitações de segurança para públicos específicos

Um dos maiores problemas no processo de gestão é a falta de conhecimento dos processos por parte do público envolvido. A maioria dos colaboradores deseja fazer a coisa certa, então você só precisa comunicar quais são os processos e as expectativas iniciais.

O treinamento de conscientização de segurança, com base no público de cada área, é o melhor caminho para otimizar o trabalho de gestão, evitando retrabalhos.

Se você estiver falando para um público de TI que é extremamente técnico, precisa explicar as políticas de segurança aplicáveis ​​quando eles estão em servidores ou roteadores. Para o público não técnico, pode ser necessário abordar mais detalhes sobre o tamanho e a complexidade da senha. Essa adaptação nos treinamentos vai fazer toda a diferença.

3. Implemente um sistema de alertas de segurança da informação

Conforme os ataques acontecem, controles de detecção de ameaças precisam ser implementados. Mas mesmo em empresas de médio porte, o número de alertas gerados em vários sistemas pode se tornar um problema se não for bem organizado.

Embora possa ser tentador investir muito para correlacionar todos os logs e examinar os alertas, a alternativa é entender os sistemas organizacionais e ativar os alertas apenas para atividades e sistemas críticos. Isso se relaciona com a compreensão das causas raiz.

4. Trabalhe continuamente para reduzir o impacto dos incidentes

Quando se trata de segurança, otimizar as operações do dia a dia é apenas parte da batalha. Os verdadeiros desafios ocorrem quando existem falhas de segurança que passaram desapercebidas durante o processo de desenvolvimento e implementação de sistemas e aplicativos que trabalham a base de dados da empresa.

Uma forma de mitigar este problema é com o uso de práticas e ferramentas específicas para as etapas de ciclo de desenvolvimento de software, algo que pode aumentar bastante o nível de segurança da tecnologia utilizada na organização.

Além disso as equipes de segurança podem implementar controles e medidas para reduzir o impacto de uma violação. Um exemplo prático: arquitetar sistemas de maneira segmentada pode minimizar a quantidade de dados que um possível invasor pode obter.

Estes são alguns aspectos básicos da gestão de segurança, mas claro este é um assunto bastante amplo e com várias frentes de atuação para serem cobertas.

Para tratar da frente de segurança de sistemas especificamente, é importante contar com apoio de quem tem experiência com esse processo de otimização, e para isso você pode contar com as soluções e serviços da Nova8.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *