etapas de desenvolvimento

Gestão de segurança e etapas de desenvolvimento

Confira aqui como manter a gestão de segurança durante as etapas de desenvolvimento de software, detalhando o processo que deve ser cumprido em cada uma delas

O desenvolvimento de softwares e sistemas envolve uma série de etapas básicas que precisam ser cumpridas até a finalização do ciclo completo. E já saiba que em todos elas existem ações que requerem um alto nível de gestão de segurança.

Quando uma empresa ignora os problemas de segurança, ela se expõe a diversos riscos. Grandes quantidades de dados confidenciais são armazenados no processo de desenvolvimento e esses dados podem ser roubados a qualquer momento. Nesse caso, as empresas que investem pouco em segurança estão sujeitas não só a perdas financeiras, mas também a ter uma reputação prejudicada no mercado.

Os governos também estão legislando e aplicando medidas de proteção de dados severas, como são os casos da LGPD no Brasil e da GDPR da Europa. Elas exigem que as organizações garantam a proteção de dados desde os estágios iniciais de desenvolvimento.

Ignorar esses requisitos pode resultar em multas pesadas, por isso confira aqui como manter a segurança durante as etapas de desenvolvimento de software.

Como garantir que a gestão de segurança estará presente no desenvolvimento

Para as empresas que trabalham com desenvolvimento, existem soluções que fornecem uma abordagem estruturada para a segurança dos sistemas no ciclo de vida de desenvolvimento.

O melhor caminho é adotar um conjunto de práticas de desenvolvimento para fortalecer a segurança e a conformidade com qualquer lei ou requisito necessário. Para obter o máximo de segurança em todas as etapas, essas práticas devem ser integradas a todos os estágios de desenvolvimento e também nos estágios de manutenção de software.

Essas práticas precisam estar especificadas em um documento oficial e ser tratadas como requisitos essenciais por todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento.

Para ter ainda mais garantias de que essas práticas serão implementadas, é importante definir um responsável pela revisão dos processos, identificando ou não a aplicação desses requisitos.

Com isso, as equipes conquistam uma série de benefícios:

  • As equipes de desenvolvimento recebem treinamento contínuo em práticas de codificação seguras;
  • As abordagens de segurança se tornam mais consistentes entre as diferentes equipes envolvidas;
  • O marketing pode aproveitar esse trabalho para que os clientes confiem ainda mais no desenvolvimento vendo a atenção especial que é dada à sua segurança;
  • A segurança interna melhora quando as práticas de segurança são aplicadas no desenvolvimento.

Como manter a segurança durante as etapas de desenvolvimento de software

O fluxo de trabalho ágil, que é comumente aplicado dentro das empresas que atuam com desenvolvimento de software, passa por muitos ciclos. Então como manter a segurança durante as etapas de desenvolvimento de software em cada uma dessas partes?

Na prática, a maioria das medidas que fortalecem a segurança funcionam melhor em estágios específicos. É por isso que é importante planejar com antecedência o que fazer em cada uma delas.

Metodologias de desenvolvimento seguro na verdade dizem o que fazer e quando. Então vamos conferir as ações necessárias em cada etapa:

  • Conceito e planejamento: prepare uma lista de requisitos de segurança para seu projeto completo. Lembre-se de incluir requisitos técnicos e regulamentares. Ter essa lista ajuda a identificar e corrigir facilmente áreas com maior risco no seu projeto;
  • Arquitetura e design: o desenvolvimento do design e as atualizações subsequentes devem passar pelos requisitos de segurança. As revisões iniciais ajudam a identificar recursos expostos a riscos de segurança antes de serem implementados;
  • Teste e correção de bugs: é uma boa ideia convidar uma equipe terceirizada de profissionais de segurança para simular possíveis ataques. Especialistas externos contam com seu conhecimento e intuição para reproduzir cenários de ataque que podem ser ignorados por sua equipe;
  • Plano de manutenção e incidentes: um plano de resposta a incidentes descreve claramente os procedimentos que sua equipe deve seguir para resolver quaisquer violações de segurança que possam ocorrer. A execução rápida do plano de resposta é crucial para a triagem e o reparo de violações de segurança;

Percebeu como são diversos detalhes envolvidos quando falamos da gestão de segurança nas etapas de desenvolvimento? Para não perder mais tempo e garantir que terá um processo com alto nível de segurança, entre já em contato com a Nova8 Cybersecurity e conheça já nossas soluções! Elas vão facilitar todo o processo e a sua rotina.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *