solucoes de vulnerabilidade

Soluções de gestão de vulnerabilidade e competitividade

Eliminar os riscos da operação de TI é fundamental para evitar problemas sérios que afetam a competitividade. Então entenda aqui o que é a gestão de vulnerabilidade e seus benefícios!

A segurança de informações e dados nunca foi um requisito tão importante para as organizações como hoje. Somente identificando e fazendo a gestão de vulnerabilidade no ambiente de TI é que uma organização pode impedir que invasores encontrem brechas por onde podem penetrar em suas redes e roubar informações valiosas.

Fazer uma avaliação de segurança mostra informações sobre o estado atual do ambiente de tecnologia e como novas vulnerabilidades podem impactar seu ambiente de TI na prática. É preciso ter uma garantia de que tudo estará realmente seguro.

Mas você já sabe o que é de fato o trabalho de gestão de vulnerabilidade? E entende como isso pode ser um dos principais fatores para manter sua competitividade no mercado?

O fato é que o gerenciamento da vulnerabilidade é vital para a segurança da sua organização e é uma das abordagens mais proativas para eliminar os pontos fracos de segurança antes que eles gerem algum tipo de invasão. Vamos conferir os detalhes?

O que é gestão de vulnerabilidade?

O gerenciamento de vulnerabilidades é um processo que acontece de forma cíclica para identificar ativos de TI e os riscos de invasão existentes na sua estrutura de banco de dados. Por isso, esse trabalho de gestão de vulnerabilidades é continuamente atualizado para identificar ameaças, ajustar configurações incorretas e evitar a perda de dados.

Outro aspecto do gerenciamento de vulnerabilidade inclui a validação da urgência e do impacto de cada vulnerabilidade encontrada. Isso é feito com base em vários fatores de risco e a resposta rápida às ameaças críticas faz parte do resultado esperado.

O termo é bastante popular entre empresas que lidam com conexões de rede mais complexas e organizações relacionadas a criação de softwares, pois essas são as empresas mais visadas para os ataques e podem estar vulneráveis de alguma forma.

Com base nesses detalhes, podemos dizer que os principais objetivos do gerenciamento de vulnerabilidades é:

  • identificar;
  • categorizar;
  • corrigir;
  • mitigar todas as vulnerabilidades em um sistema.

Como as soluções focadas neste objetivo ajudam a manter a competitividade?

Para conseguir alcançar esses objetivos, é fundamental que as organizações utilizem uma solução de gestão de vulnerabilidade. É a partir dela que as empresas conseguem analisar a enorme quantidade de dados gerados por meio das diferentes ferramentas que utilizam no dia a dia.

Essa varredura é um recurso fundamental de qualquer solução robusta de gerenciamento de vulnerabilidades. A solução deve ser capaz de identificar as informações de maior valor que cada varredura produz para conseguir identificar qual vulnerabilidade encontrada deve ser corrigida primeiro.

Junto do planejamento adequado, essa solução é a principal base para manter a competitividade das empresas no mercado, independente do seu porte. Todas podem sofrer algum dia com um tipo de invasão ou perda de dados. E cabe a essas soluções proporcionam o nível de segurança adequado para eliminar vulnerabilidades e riscos.

Portanto, é crucial ter um plano consistente para gerenciamento de vulnerabilidade em sua organização junto da solução principal.

3 benefícios de realizar a gestão de vulnerabilidade

Agora é o momento de conhecer outros benefícios que podem ser conquistados através desse trabalho de gestão.

1. Dados precisos

Uma solução de gerenciamento de vulnerabilidade eficiente irá gerar uma variedade de dados e relatórios com foco na análise de ameaças, status dos serviços e demais níveis de conformidade de segurança.

Os dados, cada vez mais precisos, devem ser revisados ​​pela equipe de segurança e administradores do sistema, que trabalharão para criar um cronograma de quais ações devem ser executadas e qual deve ser a prioridade de cada ação.

2. Clareza sobre a gravidade dos riscos existentes

Outra vantagem de usar o gerenciamento de vulnerabilidade é que sua equipe, por meio de atividades de monitoramento, tem mais informações sobre o sistema, o que permite contextualizar a gravidade de cada risco encontrado.

Eles podem fazer avaliações melhores sobre o que precisa ser consertado agora e quais riscos são um pouco menos perigosos.

3. Economia financeira

Tempo é dinheiro, e se o gerenciamento de vulnerabilidade economiza seu tempo mostrando o que deve ser corrigido rapidamente, ele também proporciona economia financeira. Como sua equipe de TI gasta menos tempo no longo prazo, isso significa que você gasta menos dinheiro no gerenciamento de vulnerabilidades em geral.

Os benefícios do desenvolvimento do programa de gerenciamento de vulnerabilidade de rede são imensos, mas a menos que você passe por esse processo, não terá um plano em vigor para proteger sua operação. Então fale com o time da Nova8 Cybersecurity agora mesmo! Podemos apoiar você na melhoria do seu nível de segurança em sistemas.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *