testes de invasao

Por que contratar um teste de invasão?

Entenda aqui o que é realmente um teste de invasão e 4 motivos que explicam por que ele é tão importante para as empresas realizarem regularmente.

Violações de segurança é o assunto do momento no mundo da segurança cibernética. Como os ataques estão crescendo em sofisticação e complexidade, as chances de empresas caírem nas armadilhas de criminosos cibernéticos também estão aumentando rapidamente. É nesse cenário que o teste de invasão se torna tão importante.

Para um mecanismo de defesa concreto, as estratégias existentes e futuras devem ser postas à prova regularmente. É por isso que as empresas precisam realizar testes de invasão e vulnerabilidade.

Para saber mais sobre as vulnerabilidades da rede e do sistema da sua organização, é essencial contar com esse trabalho que busca os pontos fracos da sua estrutura. Aqui você vai conferir mais detalhes que mostram por que é tão importante contratar esse tipo de teste.

O que é um teste de invasão?

Antes de começar a conhecer os motivos que tornam ele tão fundamental para as organizações, vamos entender antes o que é um teste de invasão.

O teste de invasão é o processo usado para identificar e atribuir níveis de gravidade para falhas de segurança e vulnerabilidades em um determinado período de tempo. Este processo pode envolver técnicas automatizadas e manuais com vários graus de rigor.

Usando uma abordagem baseada em risco, as avaliações de vulnerabilidade podem visar diferentes camadas de tecnologia, sendo as mais comuns as avaliações das camadas de rede e aplicações.

Uma vulnerabilidade pode ser definida de duas maneiras:

  • Um bug no código ou uma falha no design do software que pode ser explorado para causar danos. A exploração pode ocorrer por meio de um invasor autenticado ou não autenticado;
  • Uma lacuna nos procedimentos de segurança ou uma fraqueza nos controles internos que, quando explorados, resultam em uma violação de segurança externa.

Nesse caso, existem três objetivos principais que cada empresa busca alcançar com uma avaliação de vulnerabilidade:

  • Identificar vulnerabilidades que vão desde falhas críticas até configurações incorretas mas simples de corrigir;
  • Documentar as vulnerabilidades para que os desenvolvedores possam identificar e reproduzir facilmente as descobertas no futuro;
  • Criar orientações para ajudar os desenvolvedores a corrigir as vulnerabilidades identificadas.

4 razões para sua organização realizar teste de invasão regularmente

Para um ambiente saudável e seguro de uma organização, é importante ter ações que possam defender o sistema de segurança contra crimes cibernéticos. Então veja as 4 principais razões que deixam claro a importância de contar com o teste de invasão.

1. Descubra vulnerabilidades antes que os criminosos as explorem

A principal razão pela qual as empresas precisam de testes de invasão é avaliar o status atual dos controles e medidas de segurança existentes na rede. Esse tipo de teste é a melhor maneira de entender o quão vulnerável uma empresa é e como ela pode ser explorada.

Em um teste, os profissionais antecipam e imitam as etapas dos criminosos antes que eles possam encontrar qualquer ponto fraco do sistema ou rede. Ao contrário dos ciberataques, os testadores trabalham em um ambiente controlado, mostrando o dano potencial que a vulnerabilidade pode causar.

2. Reduza o tempo de inatividade da rede

Com testes regulares, a continuidade da operação é um dos benefícios. Realizá-los uma ou duas vezes por ano garantirá que a organização enfrente um tempo de inatividade do sistema principal ou da rede bem menor e fácil de recuperar.

Os tempos de inatividade são caros e às vezes são a chave para a sobrevivência do negócio. Para lidar com eles, você deve se concentrar em adotar diferentes medidas de segurança, mas uma delas precisa ser os testes de invasão.

3. Inicie medidas de segurança altamente eficientes

O teste de invasão auxiliam na melhoria do status atual da infraestrutura de segurança de uma organização.

Sua avaliação ajuda a compreender a lacuna de segurança e o impacto potencial dos ataques cibernéticos nas abordagens de segurança. Assim você já consegue implementar em seguida as medidas mais seguras possíveis.

4. Proteja a reputação da empresa e a confiança do cliente

Cada incidente de segurança, especialmente o comprometimento dos dados de clientes, leva a um impacto negativo nas vendas, na imagem da organização e na perda da confiança no mercado. Com a LGPD em vigor, isso também traz sérios riscos de multas.

É comum acompanharmos notícias de empresas que sofreram ataques e tiveram dados de clientes vazados e divulgados. O teste ajuda sua organização a manter o valor de sua marca e a confiança do cliente intacta, sem passar por esse problema.

Os motivos acima mostram por que as empresas precisam de testes de invasão. As organizações devem contratar esse serviço com empresas especialistas e certificadas para garantir que eles tenham experiência prática em diferentes metodologias de teste. Então tire a ideia do papel agora: fale já com o time da Nova8 e garanta sua segurança!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *