importancia do SCA

Qual a importância do SCA no desenvolvimento de sistemas?

Saiba o que é o Software Composition Analysis (SCA) e veja os benefícios que isto pode trazer para sua empresa!

Há alguns anos, os departamentos de TI acreditavam que eram capazes de lidar manualmente com todas as vulnerabilidades. Mas cada vez mais surgem tecnologias disruptivas e técnicas de abordagem dinâmicas (como o uso de Open Source) que vêm mudando o cenário no desenvolvimento de sistemas.

A segurança não é mais responsabilidade exclusiva do departamento de TI. As fronteiras do perímetro de segurança foram borradas, e muitas vezes compartilhadas, aumentando a visibilidade dos espaços digitais.

Neste cenário, o Software Composition Analysis (SCA) surge como a solução para um desenvolvimento seguro. O SCA garante que cada componente em sua base de código esteja de acordo com políticas predefinidas. O sistema SCA varre seu ecossistema digital e alerta sobre a presença de intrusos, como vulnerabilidade e problemas de licenciamento.

Continue lendo para aprender o que é o Software Composition Analysis e como ele pode ajudá-lo a manter um desenvolvimento de sistemas seguro e saudável!

O que é Software Composition Analysis (SCA)?

Software Composition Analysis (SCA) é uma prática que permite que as organizações identifiquem e controlem componentes de terceiros e de código aberto que foram integrados a todos os aplicativos. Para cada um desses componentes, ele identifica:

  • Itens de segurança;
  • Licenças;
  • Versões de biblioteca desatualizadas e idade.

Com isso, o SCA identifica se algum dos aplicativos da sua organização depende de uma biblioteca vulnerável, por exemplo.

Ao oferecer uma plataforma de segurança de aplicativo centralizada e painéis de controle de nível executivo perspicazes que fornecem uma visão holística da postura de segurança de uma organização, o SCA oferece a capacidade de identificar e fazer correções com antecedência.

Ele também oferece uma ampla gama de benefícios, como visibilidade de riscos que podem ser introduzidos por componentes de terceiros e de código aberto. Os riscos podem incluir vulnerabilidades conhecidas, risco de propriedade intelectual e problemas técnicos relacionados à idade do componente.

Quais os benefícios do Software Composition Analysis (SCA)?

Uma solução SCA permite o gerenciamento de risco seguro do uso de código aberto em toda a cadeia de fornecimento de software, permitindo que a equipe de segurança e os desenvolvedores:

  • Criem uma lista de materiais precisa para todas as suas aplicações. A lista descreverá os componentes incluídos nos aplicativos, a versão dos componentes usados ​​e os tipos de licença para cada um. Ela ajuda os profissionais de segurança e desenvolvedores a entender melhor os componentes usados ​​nos aplicativos e obter informações sobre os possíveis problemas de segurança e licenciamento;
  • Descubram e rastreiem todo o código aberto. As ferramentas de varredura de Open Source e gerenciamento de licenças permitem que as empresas descubram todo o código-fonte aberto usado, binários, contêineres, dependências, sub-componentes e componentes modificados. Isso é especialmente crítico, pois as empresas levam em consideração extensas cadeias de suprimentos de software, incluindo parceiros, fornecedores terceirizados e outros projetos de código aberto;
  • Definam e apliquem políticas. A conformidade com a licença Open Source é crítica em todos os níveis dentro de uma organização, desde desenvolvedores até a alta administração. O SCA destaca a necessidade de definir políticas, responder a eventos de segurança e fornecer treinamento em toda a empresa. Muitas soluções automatizam o processo de aprovação e definem orientações específicas de uso e correção;
  • Ativem o monitoramento proativo e contínuo. Para gerenciar melhor as cargas de trabalho e aumentar a produtividade, o SCA continua monitorando os problemas de segurança e vulnerabilidade e permite que os usuários criem alertas acionáveis ​​para vulnerabilidades recém-descobertas em produtos atuais ou antigos;
  • Integrem perfeitamente a varredura de código aberto no ambiente de desenvolvimento. Integre a segurança do sistema operacional e varreduras de licença no ambiente DevOps para fazer a varredura de código e identificar dependências no ambiente de desenvolvimento.

O ritmo de desenvolvimento de software não diminuirá tão cedo, e isso não mudará, pois muitas organizações estão no meio de sua jornada de transformação digital ou buscando aumentar a produtividade e a velocidade no futuro. Mas enquanto o ritmo continua a crescer, é imperativo manter a segurança ao longo do caminho.

Dada a velocidade de desenvolvimento e a taxa de adoção de plataformas de automação de lançamento DevOps, as equipes de segurança nunca serão capazes de acompanhar e manter esse código seguro. O SCA é projetado para preencher essa lacuna e dar às equipes de segurança visibilidade dos ambientes de desenvolvimento.

Gostou do nosso artigo? Temos vários outros em  nosso blog sobre desenvolvimento seguro de sistemas, veja também o que é SDLC e conheça quais mais sobre as etapas de desenvolvimento!

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *