sast dast e iast

SAST, DAST ou IAST, quais são as diferenças?

Entenda o que cada uma dessas ferramentas faz na prática, suas vantagens e o comparativo que você precisa conhecer para escolher.

Com a variedade de ferramentas de teste de segurança de aplicativos que existem, conhecidos pela sigla AST ou Application Security Testing, você pode estar se perguntando qual das opções deve ser usada para proteger seu código, ou se precisa de todas elas, não é mesmo? As principais e mais conhecidas no mercado são SAST, DAST ou IAST.

No nível mais básico de segurança, esses testes ajudam a descartar a possibilidade de possuir um código com defeito e garantir que o software ou aplicativo seja executado sem problemas após o desenvolvimento. Eliminar todos os bugs no início, de preferência antes de serem incluídos no produto final, é um desafio que muitos desenvolvedores enfrentam.

Para manter o nível de segurança dos sistemas, eles precisam ser continuamente testados para salvar as organizações de prejuízos, sejam eles financeiros ou na reputação. Afinal, qualquer bug encontrado vai gerar uma série de avaliações ruins.

Com o objetivo de ajudar você a evitar esse cenário, preparamos este conteúdo para fazer um comparativo entre as principais ferramentas de segurança de software. Veja os detalhes e as diferenças entre elas para escolher a melhor!

SAST, DAST ou IAST: quais são as diferenças dessas ferramentas?

Várias tecnologias surgiram ao longo do tempo para tornar um software seguro e bem projetado, só que as principais continuam sendo a SAST, DAST ou IAST.

Mas afinal, para quais situações elas são mais indicadas? E quando devemos escolher uma ou outra?

Podemos resumir essas respostas com essa separação:

  • Empregar o teste de segurança de aplicativo estático (SAST – Static Application Security Testing) permite detectar defeitos no início das etapas de desenvolvimento;
  • O teste de segurança de aplicativo dinâmico (DAST – Dynamic Application Security Testing) fornece uma perspectiva externa do aplicativo, antes de colocá-lo no ar;
  • Em seguida, o teste de segurança de aplicativo interativo (IAST – Interactive Application Security Testing) usa instrumentação de software para analisar os aplicativos em execução.

Papel do teste SAST

As ferramentas SAST são uma tecnologia muito valiosa, mas não substituem outros métodos. Os desenvolvedores utilizariam uma combinação de técnicas em todo o processo para conduzir avaliações e detectar falhas antes de entrar em produção.

As vantagens do SAST incluem:

  • As ferramentas SAST descobrem vulnerabilidades altamente complexas durante os primeiros estágios de desenvolvimento, que podem ser resolvidas rapidamente;
  • Uma vez que estabelece as especificações de um problema, incluindo a linha de código, torna a correção mais simples.

Papel do teste DAST

A escolha entre adotar ferramentas de análise estática ou dinâmica depende principalmente do que você está tentando alcançar. O SAST fornece aos desenvolvedores feedback educacional, enquanto o DAST oferece às equipes de segurança pontos de melhoria rapidamente.

Outros benefícios do DAST são:

  • A análise permite que os desenvolvedores identifiquem os problemas de tempo de execução, que o SAST não é capaz de fazer;
  • Ele oferece suporte a linguagens de programação e estruturas personalizadas e prontas para uso.

Papel do teste IAST

A principal diferença do IAST para o SAST e o DAST é que ele opera dentro do software. O acesso a uma ampla gama de dados torna a cobertura IAST maior, em comparação com o código-fonte ou a varredura HTTP.

Algumas das razões para aplicar o IAST são:

  • Os possíveis problemas são detectados mais cedo, então o IAST minimiza custos e atrasos. Isso se deve à aplicação de uma abordagem Shift-left, o que significa que é realizada durante os estágios iniciais do ciclo de vida do projeto;
  • Semelhante ao SAST, a análise IAST fornece linhas de código completas, com dados detalhados, para que as equipes de segurança possam resolver uma falha específica;
  • Com a gama de informações que a ferramenta tem acesso, ela pode identificar com precisão a origem dos pontos fracos.

Agora que você já conhece o SAST, DAST e o IAST, fale agora com a equipe de especialistas da Nova 8 Cybersecurity e descubra, dentro da sua realidade atual, como usar estas práticas de segurança com ferramentas de software. Podemos apoiar você e seu time em todas as etapas de cybersecurity para começar isto de fato na prática!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *