sca aumenta segurança

Como aumentar o nível da sua segurança com SCA

Saiba como a análise de composição de software, SCA, pode ajudar a tornar seu código muito mais seguro!

Os especialistas em segurança estão sempre procurando uma solução milagrosa. Novos produtos prometem resolver todos os seus problemas e proteger contra os mais mirabolantes ataques. No entanto, a maioria dos ataques que vemos hoje em dia não ocorre por causa de ataques mirabolantes, mas têm sua origem em pequenos descuidos internos na hora de desenvolver e manter um software.

Em outras palavras, eles acontecem devido à empresa não seguir as práticas defensivas mais simples. Uma dessas práticas frequentemente negligenciadas é a análise de composição de software (SCA — do inglês, Software Composition Analysis). No artigo de hoje, vamos dar uma olhada em como o SCA funciona para dar mais segurança ao seu desenvolvimento de software!

Automatizando a análise de código com o SCA

A análise de composição de software (SCA) é um processo automatizado que identifica o software de código aberto em uma base de código. Essa análise é realizada para avaliar a segurança, a conformidade e a qualidade do código.

As empresas precisam estar cientes das limitações e obrigações das licenças de código aberto. Rastrear essas obrigações manualmente se tornou uma tarefa muito árdua — e pode deixar a empresa exposta às vulnerabilidades que acompanham esses códigos. O SCA foi desenvolvido justamente para eliminar esse problema e analisar a segurança e a qualidade do código de forma automatizada.

Em suma, o desenvolvimento do SCA permitiu que desenvolvedores e equipes de segurança aumentassem a produtividade sem comprometer a segurança e a qualidade.

O grande valor do SCA é a segurança, velocidade e confiabilidade que oferece. O rastreamento manual do código-fonte aberto não é mais suficiente; ele simplesmente não consegue acompanhar a quantidade de código aberto que compõe um software. E a crescente prevalência de aplicativos nativos da nuvem e aplicativos mais complexos torna as ferramentas de SCA ​​uma necessidade.

À medida que a velocidade de desenvolvimento dispara devido à adoção de metodologias DevOps, as organizações precisam de soluções de segurança que possam manter a velocidade de desenvolvimento. Ferramentas SCA automatizadas fazem exatamente isso.

Como o SCA aumenta o nível de segurança?

As ferramentas SCA começam criando um inventário de todos os componentes de código aberto em uma base de código específica. Isso inclui todos os componentes que precisam ser carregados como dependências.

A próxima etapa é criar um relatório sobre as licenças de código aberto que os componentes usam. Um grande desafio que os desenvolvedores enfrentam é que existem muitas licenças de código aberto diferentes e todas elas têm seu próprio conjunto de termos e condições.

Algumas licenças de código aberto, por exemplo, permitem que os desenvolvedores incluam o código de código aberto em produtos proprietários. Por outro lado, outras proíbem isso. E algumas licenças de código aberto entram em conflito umas com as outras. O SCA realiza a checagem dessas permissões automaticamente.

Uma varredura SCA também procura vulnerabilidades de segurança conhecidas em componentes de código aberto. Ela dirá ao desenvolvedor não apenas quais bibliotecas têm vulnerabilidades conhecidas, mas também se seu código irá puxar uma dessas bibliotecas vulneráveis. Algumas ferramentas SCA até alertam o desenvolvedor sobre isso antes de permitir a execução da solicitação pull para a biblioteca de código aberto.

Ferramentas SCA mais avançadas podem fazer referência cruzada de cada componente de código aberto com as próprias políticas da organização, para determinar automaticamente quais componentes terão permissão para uso. A ferramenta pode ser configurada para aprovar automaticamente ou reprovar a construção do software como parte do processo de CI/CD.

Como é possível ver, o SCA pode ser usado por equipes de segurança, profissionais jurídicos, desenvolvedores de aplicativos e muito mais para ajudar a eliminar os riscos no desenvolvimento de aplicativos.

Soluções SCA combinam varredura de código aberto e ofertas de avaliação de segurança tradicionais para eliminar esse fardo da equipe de desenvolvimento e liberá-los para tarefas mais estratégias.

Para saber mais sobre como uma solução de SCA pode ajudar a tornar seu software mais seguro, entre em contato conosco!

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *