Conheça os principais mitos sobre segurança cibernética que podem estar impedindo sua empresa de ter uma estratégia eficaz!
Nenhum ramo muda tão rapidamente quanto a segurança cibernética e as tecnologias envolvidas para trata-la. A segurança cibernética é a estratégia voltada para proteger seus sistemas e redes contra ataques de agentes não autorizados. Em geral, esses ataques visam acessar, bloquear ou alterar informações confidenciais para conseguir dinheiro de um negócio, ou para prejudica-lo.
O grande problema é que novos hacks, violações e vírus surgem o tempo todo, enquanto os métodos que os criminosos usam para implantar esses ataques também evoluem com a mesma rapidez. E apesar de a maioria das empresas atualmente entender a importância de investir em segurança cibernética, ainda há muito equívoco sobre na hora de montar um estratégia.
Pensando em te ajudar com isso, separamos abaixo 6 mitos sobre a segurança cibernética e 1 verdade que você precisa para garantir o sucesso da suas medidas! Acompanhe!
Mito #1. Sua empresa é muito pequena para um ataque cibernético
Para começar, nenhuma empresa é muito pequena para um ataque cibernético — mesmo as pequenas e médias organizações podem ser alvo dos cibercriminosos.
Os hackers não se importam com a escala de sua organização. Claro, existem alguns que preferem hackear o Baco Central, mas a maioria dos hackers se contentaria com empresas menores. Especialmente por saberem que essas empresas possuem uma falsa sensação de segurança e investem menos em medidas de proteção.
Sempre seja cauteloso. Não importa se você tem 10 ou 10.000 funcionários, sua empresa corre o risco de ser alvo de um ataque cibernético.
Mito #2. Ter um antivírus / antimalware é o suficiente
Nenhum antivírus ou antimalware pode manter seu sistema protegido de todos os tipos de ataques.
Esses softwares contam com um grande banco de dados que contém informações sobre todos os malwares / vírus que existem. No entanto, se os hackers usarem um novo tipo de malware para infectar sua rede, há uma grande chance de que esse software antivírus não seja capaz de detectá-los.
Portanto, não dependa exclusivamente desse software. Eles são apenas a primeira linha de defesa do seu sistema e você sempre deve ter várias opções de defesa disponíveis.
Mito #3. Nossas senhas são fortes
A maioria das pessoas pensa que suas senhas regulares são fortes o suficiente para resistir a várias tentativas de invasão. No entanto, essa é uma mentalidade errada.
Nenhuma senha é 100% segura. Não importa quantos números e caracteres especiais você use em suas senhas, sempre há a possibilidade de que eles possam ser quebrados ou vazados de alguma forma.
É por isso que é muito importante que as senhas sejam alteradas regularmente e que não sejam compartilhadas entre os funcionários. Utilizar a autenticação em duas etapas pode oferecer uma cama extra de segurança.
Mito #4. Nosso setor não possui ameaças cibernéticas
Errado! Cada setor está em risco. Se você estiver conectado à Internet de uma forma ou de outra, corre o risco de ser atacado digitalmente.
Os hackers não visam somente instituições financeiras ou que tenham muito dinheiro. Hoje, eles entendem o poder que têm os dados ou a interrupção da operação de um negócio. Pense em quanto dinheiro você perderia caso sua rede ficasse fora do ar por algumas horas.
Mesmo que você não tenha um site de comércio eletrônico, ainda existe o risco de alguém invadir a rede da sua organização e causar estragos.
Mito #5. Nosso sistema de segurança cibernética é o melhor
Você nunca pode estar muito certo sobre sua segurança cibernética. A tecnologia está avançando a cada hora que passa. A evolução interminável da tecnologia também significa que novas ameaças surgem a cada dia.
Portanto, seu sistema de segurança, que era de primeira linha no passado, pode se tornar totalmente obsoleto no futuro. Por esse motivo, você precisa adaptar constantemente as novas políticas e práticas de segurança cibernética para evitar contratempos.
Mito #6. As ameaças são apenas externas
A maioria das pessoas dirá que as ameaças à segurança cibernética vêm de fora. Alguns hackers sentados em um porão escuro tentando invadir a rede da sua organização. Mas, eles não podem estar mais errados.
Você pode se espantar com isso, mas a maioria dos ataques cibernéticos tem uma origem interna. Um funcionário insatisfeito, mal-intencionado ou apenas um usuário ignorante em sua rede pode conceder acesso aos dados de toda a organização, resultando em uma violação massiva de dados.
Por isso, é sempre uma boa ideia treinar seus funcionários e ensiná-los sobre ameaças cibernéticas.
Uma grande verdade — sua empresa vai sofrer uma tentativa de ataque, cedo ou tarde
Sim, é isso mesmo. Um ataque cibernético não é mais uma questão de “se” para as empresas, mas sim de “quando”. Em algum momento, seu negócio vai sofrer uma tentativa de ataque, e a grande pergunta é: você estará preparado para ela?
Por isso, não deixe para amanhã o investimento em segurança cibernética que você pode fazer hoje. Entre em contato com a Nova8 e saiba como podemos ajudá-lo!