Conheça as práticas que não podem faltar na sua estratégia de segurança cibernética em 2022!
Cada vez mais as empresas estão buscando expandir seus investimentos em segurança cibernética para reduzir riscos de negócios e proteger seus dados contra ataques. A segurança tem se tornado a prioridade máxima, já que os ataques cibernéticos estão acontecendo cada vez com mais frequência, criando problemas de reputação e perdas financeiras em organizações de todos os setores.
Então, nesse caso, o que fazer? Você precisa se equipar com as melhores e mais modernas técnicas e ferramentas de segurança cibernética para ficar preparado, certo? Considerando isto, avaliamos tendências recentes e vamos listar abaixo algumas das melhores indicações e alternativas para proteger seus sistemas e dados – acompanhe!
Principais práticas de segurança cibernética para este ano
#1. Considere a segurança biométrica
A biometria é uma técnica que garante autenticação rápida e permite o gerenciamento de acesso seguro. Ela ajuda a identificar as identidades do usuário antes de dar a eles acesso a seus valiosos ativos. As opções perfeitas para biometria são reconhecimento de voz, biometria de palma, varredura de impressão digital e análise de marcha.
Esta é uma das melhores práticas de segurança cibernética para ficar mais alerta para ataques cibernéticos.
#2. Políticas de segurança
Uma política de segurança cibernética por escrito é vital; ela pode atuar como um guia formal para proteger a segurança cibernética em sua empresa.
A política permite que seus especialistas em segurança e funcionários estejam na mesma página, garantindo que o fluxo de trabalho seja o correto. Uma política de segurança centralizada é sempre uma mais-valia para a empresa.
#3. Abordagem baseada em riscos
Cada setor é único, portanto, focar na conformidade e atender a todas as regulamentações padrão não é apenas o suficiente para proteger seus dados confidenciais. Existem três coisas importantes a considerar ao chegar à avaliação de risco:
- Identifique quais são seus ativos valiosos
- Identifique o estado atual da segurança cibernética em sua empresa
- Gerencie sua estratégia de segurança com precisão
#4. Backup garantido
Fazer backup de dados é uma prática já consolidada, mas ainda assim às vezes relevada, que ganhou ainda mais importância nos dias de hoje. Com o advento do ransomware, ter um backup completo, atualizado – e também testado – de todos os seus dados pode salvar sua vida.
O ‘testado’ acima vai por conta de que às vezes na hora em que mais precisa a organização percebe que seu processo de backup tinha falhas, e recuperar os dados que precisa ficou impossível. Por isso é importante avaliar e validar rotinas, recursos e tudo que é necessário em momentos como este – por exemplo, levante quando foi a última vez em que foi feita uma restauração de dados – pode-se descobrir que simplesmente, nunca, e assim seu processo completo de backup não foi executado.
Além disso todos os dados de backup devem ser totalmente protegidos, criptografados e atualizados com frequência, assim como também dividir as obrigações de backup entre diferentes pessoas para mitigar ameaças internas.
#5. Gerenciamento da segurança de IoT
Os dispositivos IoT estão ganhando muita popularidade nos últimos tempos, mas o mais desafiador na IoT é o acesso a dados confidenciais. Câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, campainhas, sistemas de aquecimento e equipamentos de escritório são partes vitais da rede de negócios.
Você pode proteger sua empresa contra ameaças de segurança cibernética garantindo a criptografia de dados em repouso e em trânsito. Também pode conduzir testes de penetração para entender os riscos reais e planejar sua estratégia de segurança de acordo, garantindo a autenticação adequada.
#6. Autenticação multifator
A autenticação multifator é uma solução imprescindível para estratégias de segurança avançadas. Ajuda a proteger os dados confidenciais, adicionando uma camada extra de segurança, deixando os agentes mal-intencionados quase sem chance de efetuar login como se fossem você.
Mesmo se o agente malicioso tivesse sua senha, ele ainda precisaria de uma autenticação de segundo e talvez de terceiro fator, como um token de segurança, impressão digital ou até mesmo sua voz.
#7. Cuide de suas senhas
Sempre vale a pena mencionar a importância de senhas seguras e de manuseá-las com cuidado. O gerenciamento de senhas é uma parte fundamental da segurança corporativa quando se trata de controle de acesso privilegiado.
A melhor maneira de garantir a segurança cibernética adequada é por meio de uma senha protegida. Desta forma, você pode evitar que usuários não autorizados façam login em suas contas.
Para saber mais sobre como garantir sua segurança em 2022, continue acompanhando o blog da Nova8, assine nossa newsletter e entre em contato para saber mais!