Entenda quais são os benefícios da aplicação de Análise SWOT na segurança da informação.
Você já pensou na aplicação da Análise SWOT na Segurança da Informação? Sabia que essa ferramenta pode ser muito útil, sobretudo para ampliar ideias em torno do tema e reduzir vieses comportamentais que dificultam a visualização da real dimensão de problemas e fortalezas nesta área?
Neste artigo, além de relembrar o que é a SWOT, você vai ver como aplicá-la nos esforços de proteção de dados, detecção de vulnerabilidades e oportunidades em segurança da informação. Acompanhe!
O que é Análise SWOT?
A Análise SWOT é uma ferramenta excelente para analisar o que a empresa faz de melhor agora e traçar uma estratégia de sucesso para o futuro. Ela também ajuda a descobrir áreas do negócio que estão com problemas ou que os concorrentes podem explorar.
Na prática, uma análise SWOT que possibilita examinar fatores internos e externos – ou seja, o que está acontecendo dentro e fora da organização. Portanto, alguns desses fatores estarão sob controle dos gestores e outros não.
Em ambos os casos, a ação mais sábia que se toma em resposta se tornará mais clara quando for viável descobrir, registrar e analisar tantos fatores quanto possível.
Basicamente, Análise SWOT é um tipo de análise que considera quatro tópicos importantes:
-
Strengths (forças);
-
Weaknesses (fraquezas);
-
Opportunities (oportunidades);
-
Threats (ameaças).
Parece simples, mas, se usada com cuidado e colaboração, essa ferramenta pode ser muito reveladora. Por exemplo, você pode estar bem ciente de alguns dos pontos fortes de sua organização, mas até registrá-los ao lado de pontos fracos e ameaças, você pode não perceber como esses pontos fortes não são confiáveis.
Da mesma forma, provavelmente tem preocupações razoáveis sobre algumas das fraquezas do seu negócio, mas, analisando sistematicamente, possivelmente vai encontrar oportunidades, anteriormente ignoradas, que podem mais do que compensar.
Normalmente, a Análise SWOT é representada como um retângulo com quatro quadrantes, cada quadrante representando uma das quatro categorias. Isso pode ser desenhado em papel ou apresentado em um quadro branco para que um grupo inteiro possa participar da análise — conforme esquema a seguir.
Como aplicar Análise SWOT na Segurança da Informação?
Em segurança da informação, uma análise SWOT pode ser útil para desenvolver uma melhor compreensão do ambiente de segurança. Ela também pode apoiar a estratégia abrangente da empresa, fornecendo informações sobre ativos de segurança, riscos, problemas e desafios que o departamento de tecnologia da informação – e, portanto, a empresa como um todo – enfrentará.
Pense na análise SWOT com foco na segurança da informação e você pode chegar a algo assim:
-
Forças:
-
práticas fortes de criptografia de dados;
-
software antivírus atualizado regularmente;
-
política de acesso robusta.
-
-
Fraquezas:
-
falta de um plano de segurança escrito;
-
processo de atualização irregular para patches de segurança;
-
financiamento de segurança fraco.
-
-
Oportunidades:
-
opções de armazenamento em nuvem para dados, mantendo as informações seguras e com backup externo.
-
-
Ameaças:
-
preocupações ambientais, como inundações ou incêndios;
-
vírus informáticos;
-
tentativas de hackers;
-
não conformidade com os regulamentos.
-
Obviamente, elas são diferentes da análise SWOT de um departamento de Marketing, por exemplo, mas podem ajudar a orientar a formulação da estratégia de segurança da informação da organização — e fortalecer os negócios no processo!
→ Leia também: 7 ameaças de segurança para ficar de olho em 2022.
Resumindo
Aplicar Análise SWOT na Segurança da Informação é bastante indicado, sobretudo para afastar a tendência de tomada de decisões pouco amparada na colaboratividade. Ou seja, para chamar o time de TI e também outros colaboradores para apontar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Essa ferramenta é tão fácil de implementar que, muitas vezes, sua utilidade acaba sendo subestimada pelos gestores. No entanto, ela contribui para que as lideranças potencializem a deliberação em torno da cibersegurança e consigam visualizar com mais clareza o cenário com o qual devem lidar.
No fim do dia, também é uma excelente maneira de apresentar à direção do negócio quais são os desafios a serem superados, que oportunidades podem ser exploradas e assim por diante.
Que tal, nós te ajudamos a entender por que vale a pena aplicar Análise SWOT em Segurança da Informação? Deixe seu comentário!