Saiba o que são, como funcionam e de que forma enfrentar os ataques cibernéticos.
Sempre que ocorrem ameaças direcionadas a uma rede de sistemas, dizemos que se tratam de ataques cibernéticos. Tentativas assim, planejadas por hackers, têm o objetivo de criar meios para que dados sigilosos sejam roubados, podendo posteriormente ser usados para fins de extorsão, exposição indevida, entre outros.
Em geral, esses ataques são silenciosos e altamente sofisticados, o que torna a sua identificação mais difícil. Eles acontecem quando existe algum tipo de vulnerabilidade da rede ou dos usuários, permitindo que os dados sejam acessados por pessoas não autorizadas. Se você está em busca de informações a respeito de ataques cibernéticos e de formas para lidar com eles, então acompanhe o conteúdo.
Prejuízos que os ataques cibernéticos podem causar
Sendo vítima de ataques cibernéticos, a empresa pode ter seus sistemas violados e, consequentemente, seus dados disponibilizados para qualquer pessoa. Esse tipo de ação pode ser direcionada a um indivíduo comum, mas também a grandes organizações, como os bancos.
Agora imagine o prejuízo de uma instituição financeira que tenha seus dados corrompidos de maneira que os registros de milhares de clientes sejam expostos. E o que é pior: podendo ser movimentados por bandidos. Isso pode ocasionar problemas como o congelamento de seus serviços e, em última instância, a falência.
Os ataques cibernéticos não são restritos a grandes corporações. Eles impactam também pequenas e médias empresas, principalmente porque, no caso delas, a tendência é que o investimento em segurança não seja tão sofisticado e as ações dos usuários não tenha um controle efetivo. Procedimentos como baixar arquivos de páginas desconhecidas e até se conectar a redes públicas são exemplos de ações que aumentam os riscos de invasão mesmo em aparelhos celulares.
A causa desses ataques
Muito do que faz com que a ação dos hackers seja eficiente é a falta de cuidado ou de informação por parte de suas vítimas. De fato, quem corre mais risco diante de ataques cibernéticos é aquele que apresenta maiores vulnerabilidades, seja uma pessoa ou uma empresa.
Isso acontece porque, com a evolução tecnológica, cada vez mais se investe em soluções online para otimizar as atividades. Entretanto, nem sempre o investimento em segurança cibernética é proporcional às necessidades.
A relação se torna ainda mais desigual na medida que os hackers sofisticam os seus processos, visando encontrar brechas nos sistemas que não são devidamente protegidos e atualizados por suas futuras vítimas. Consequentemente, acaba sendo questão de tempo e oportunidade para que os sistemas sejam corrompidos.
É por isso que profissionais responsáveis pela segurança da informação precisam estar atentos para garantir a máxima proteção daquilo que a empresa registra, tendo em mente os desafios do negócio e suas necessidades.
O que as empresas podem fazer
Para evitar os ataques cibernéticos, o ideal é se antecipar a eles, adotando medidas que contenham eventuais ações de invasores. Assim, o ideal é olhar para o mercado e entender o que, de fato, ele tem para oferecer em termos de segurança.
É justamente em relação a isso que a Nova8 apresenta seus diferenciais. Somos uma empresa que atua com foco em segurança de sistemas, oferecendo serviços especializados no assunto, com uma equipe altamente qualificada para lidar com os avanços dos hackers em sistemas corporativos, além de contar com um centro de excelência para o desenvolvimento de suas atividades.
Toda essa expertise permite que a implementação de suas soluções seja otimizada na busca pela proteção aos ataques cibernéticos com o melhor desempenho das aplicações e a experiência mais adequada dos usuários.
Agora você já sabe os prejuízos que os ataques cibernéticos podem causa, tem consciência da importância de estar atento e protegido deles. Entre em contato conosco, iremos estudar a sua empresa e montar um plano estratégico personalizado, de acordo com o perfil do seu negócio.