Qual a importância do CIO na questão da Cibersegurança da organização?
O aumento de ataques cibernéticos em 2021 fez o universo da tecnologia voltar ainda mais sua atenção para a segurança cibernética. Consequentemente, os gastos com plataformas específicas em segurança da informação e gerenciamento de riscos aumentaram significativamente, prometendo ser maiores que no ano passado. Diante desse cenário, a gestão da tecnologia passou a ser algo importante tanto quanto as gestões ambientais (ESG), sociais e corporativas.
Especialistas do Fórum Econômico Mundial já indicam a necessidade de adicionar uma letra na sigla que ganhou bastante destaque no último ano. O ESG passa a ser ESGT, incluindo no mesmo nível das questões ambientais a Tecnologia da Informação, enfatizando a necessidade de evitar fraudes on-line, apropriação de identidades digitais ou um apagão de dados, como recentemente o Ministério da Saúde sofreu, que levou mais de um mês para o sistema e os dados serem restabelecidos.
A preocupação com gerenciamentos de riscos, privacidade e cibersegurança faz o papel do CIO ainda mais importante e estratégico dentro da empresa. Manter o negócio seguro longe de ataques é essencial para qualquer empresa.
Com as rápidas mudanças no mercado de tecnologia, algumas empresas vêm enfrentando dificuldades em relação à cibersegurança. Isso devido as equipes de TI não possuírem o conhecimento e treinamento necessário para manter a empresa segura. Por ser algo relativamente novo, a maioria dos profissionais de TI e segurança têm habilidades limitadas sobre esse assunto e encontrar pessoas especializadas nessa área não é uma tarefa fácil.
Dos vários desafios enfrentados pelos CIOs em relação a cybersecurity. os que mais se destacam são a falta de visibilidade da infraestrutura, o déficit de coordenação e de profissionais preparados e a falha na identificação de ameaças reais. Lembrando que todos esses casos devem ser compartilhados com os líderes responsáveis pelas decisões de negócios, para assim levar esta importante discussão a um nível mais alto na organização, como por exemplo o conselho de administração.
É notório um grande crescimento em relação ao tema de cibersegurança, fazendo diversas empresas se desenvolverem mais na segurança de seus dados. Mas, é preciso enxergar que a segurança cibernética está bem além de ser um diferencial competitivo, ela em conjunto com a Lei Geral de Proteção de Dados podem ser aspectos básicos na existência e na continuidade dos negócios, tão importante como áreas ambientais, sociais e corporativas.
Para se manter atualizado nos assuntos de cibersegurança, assine nossa newsletter..
Fonte: Exame