Entenda a importância de estabelecer a segurança nos processos para ter um desenvolvimento seguro de softwares e qual a sua relação com o processo de inovação.
A maioria das organizações que trabalham com o desenvolvimento de software possui um objetivo claro, que é criar, liberar e manter os sistemas funcionando. No entanto, as crescentes preocupações e os riscos associados a softwares trouxeram maior atenção à necessidade de integrar a segurança nos processos de desenvolvimento.
A implementação de um ciclo de vida de desenvolvimento seguro de software, que seja adequado com os requisitos básicos de segurança, é mais importante do que nunca.
Com a grande quantidade de ameaças que pressionam constantemente empresas e governos, é importante garantir que os aplicativos de software que essas organizações utilizam sejam completamente seguros.
O que significa implementar segurança nos processos para ter um desenvolvimento seguro dos softwares?
Desenvolvimento seguro é uma prática para garantir que o código e os processos envolvidos no desenvolvimento de sistemas e aplicativos sejam o mais seguro possível. Esse desenvolvimento seguro envolve a utilização de vários processos, incluindo a implementação de um ciclo de vida de segurança nos processos.
Isso é feito na própria codificação mas também vai além, já que essa prática consiste em trabalhar em fases diferentes, como por exemplo:
- treinamento;
- verificação dos requisitos e design;
- construção e desenvolvimento do código;
- teste e depuração;
- liberação, instalação e manutenção.
Uma das etapas importantes nesse desenvolvimento seguro é a integração de ferramentas e serviços de teste, dentro do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Essas ferramentas permitem aos desenvolvedores
- modelar um aplicativo;
- digitalizar o código;
- verificar a qualidade;
- garantir que ele atenda aos requisitos de segurança nos processos.
É por isso que as ferramentas automatizadas de teste de desenvolvimento seguro ajudam os desenvolvedores a encontrar e corrigir problemas o quanto antes.
Como é possível inovar na empresa mantendo a segurança de sistemas e dos dados?
Como vimos, existe uma série de etapas importantes para conseguir implementar a segurança nos processos de desenvolvimento. Mas se achou que isso pode impedir o trabalho de inovação dentro da organização, está muito enganado.
Na verdade, é possível sim inovar mesmo mantendo esse alto nível de segurança. Graças ao trabalho de verificação de segurança antes dos testes, e com processos bem definidos, fica ainda mais fácil implementar mais ideias inovadoras em funcionamento, já que existe todo o trabalho de análise de riscos antes da liberação final.
No passado, uma prática comum era executar atividades relacionadas à segurança apenas como parte dos testes. Essa técnica geralmente resultava em um grande número de problemas descobertos tarde demais – ou até mesmo não descobertos – para conseguir resolvê-los.
Hoje o mercado já entender que é uma prática muito melhor integrar atividades de segurança nos processos para ajudar a descobrir e reduzir as vulnerabilidades dos sistemas desde o início, criando efetivamente a segurança que todos esperam.
Vantagens de alinhar inovação com segurança nos processos
As principais vantagens de buscar uma abordagem que una as frentes de inovação e segurança são:
- Liberar o software mais seguro, pois a segurança é uma preocupação contínua dos clientes;
- Ter consciência das considerações de segurança em todas as frentes de desenvolvimento;
- Detecção precoce de falhas no sistema;
- Redução de custos como resultado da detecção e resolução antecipadas de problemas;
- Redução geral de riscos internos dos negócios;
- Possibilidade de inovar sem deixar de lado a camada de segurança.
Agora que você já sabe todos os detalhes que envolve o trabalho de segurança nos processos de desenvolvimento, entre em contato com o time da Nova8 Cybersecurity e veja como nossas soluções podem apoiar sua empresa nesse trabalho tão importante.