Cybersecurity é um tema relevante para as empresas o tempo todo, algo que acaba ficando mais evidenciado ainda durante a Black Friday e a Cyber Monday, dois dos eventos de compras mais esperados no ano, pois o volume de tráfego toma proporções fora do comum.
Para se ter uma ideia disso, basta sabermos que em 2021, durante este período, o número de sites maliciosos cresceu assustadoramente. Nos meses antecedentes, nasceram cerca de 5 mil novas páginas preparadas para crimes virtuais a cada semana, de acordo com o levantamento global Check Point Research.
Diante disso, cabe às empresas se prepararem, reforçando as políticas e práticas de segurança. E é justamente sobre isso que vamos ajudar a refletir ao longo deste artigo.
Veja os 7 passos para reforçar as práticas de cybersecurity durante a Black Friday e a Cyber Monday
1. Conheça as fraudes mais comuns neste período
Um bom começo é conhecer os principais tipos de crimes que acontecem durante eventos como Black Friday e Cyber Monday. Esse conhecimento vai te ajudar a debater com a TI e demais profissionais da empresa sobre como ter ações e atitudes preventivas.
Em linhas gerais, essas são as principais ameaças:
- Phishing: o hacker engana os usuários para que compartilhem informações confidenciais disfarçando links maliciosos em e-mails, arquivos anexos e logotipos de aparência legítima.
- Malware: software que engloba uma variedade de ameaças cibernéticas, como vírus e trojans, malware infecta um dispositivo ou rede e causa danos intencionais a esse sistema ao acessar informações confidenciais.
- Ransomware: chantagem cibernética, criptografa os dados para que fiquem completamente inacessíveis, forçando a empresa a pagar um resgate para recuperar o controle sobre eles.
- E-Skimming: cada vez mais frequente, essa marca de malware infecta páginas de checkout online para roubar informações pessoais de compradores.
- Problemas vindos de terceiros: com vários fornecedores oferecendo suporte para vendas online, sua relativa fraqueza quando se trata de segurança pode ser um ponto de vulnerabilidade para os cibercriminosos explorarem.
- Vulnerabilidades de software de código aberto: o código que qualquer pessoa pode visualizar, modificar e aumentar é extremamente valioso para as empresas de comércio eletrônico. Contudo, se existirem vulnerabilidades nesse código, é um problema perigoso que pode levar a violações de dados em massa.
→ Leia também: 5 ameaças de cibersegurança que merecem sua atenção.
2. Alerte os funcionários
Soluções de antivírus e malware, bem como firewall e segurança de rede, são essenciais para proteger sua empresa contra invasores. Contudo, a arma mais importante em seu arsenal é garantir que sua equipe seja treinada e instruída sobre como evitar ser vítima de cibercriminosos.
A temporada de compras online de fim de ano traz uma oportunidade totalmente nova para os criminosos aproveitarem os compradores desavisados. Uma dinâmica integrada fornece um senso sazonal de urgência para comprar agora e se preocupar com possíveis problemas mais tarde.
→ Leia também: Ciberataques podem ser reduzidos com funcionários conscientes.
3. Levante as vulnerabilidades e busque corrigi-las
Nunca é tarde para fazer um levantamento das vulnerabilidades de cybersecurity que a empresa tem para corrigi-las.
Vale colocar o time de TI para investigar os pontos vulneráveis nos sistemas internos e em interfaces como a loja virtual, as redes sociais, entre outras. Você também pode buscar ajuda especializada para uma auditoria mais “neutra”, livre do olhar viciado de quem está muito envolvido com o cotidiano operacional.
→ Leia também: Como identificar vulnerabilidades de segurança cibernética.
4. Reforce os controles de acesso
Com o passar do tempo, muitas empresas vão relaxando seus controles de acesso a sistemas e aplicações. Fazem isso sem se dar conta, uma vez que aparentemente tudo está saindo bem.
Aproveite a véspera do período de compras/vendas da Black Friday e Cyber Monday para fazer uma auditoria rigorosa. Voce deve verificar se as pessoas certas estão tendo acesso a sistemas e demais componentes da infraestrutura tecnológica da empresa, incluindo terceirizados – como fornecedores, clientes e etc.
Além disso, no que se diz respeito a acessos, é importante estar preparado para evitar ataques DDoS, com os criminosos tentando derrubar sua loja online a partir de milhares de tentativas simultâneas de acesso. Contra isso existem ferramentas especializadas no mercado, uma das quais recomendamos, a Mazebolt.
→Leia também: Por que o crescimento da digitalização aumenta a necessidade de cibersegurança.
5. Revise a estratégia de backup
Você também precisa ter certeza de que, se algo acontecer, as informações da sua empresa podem ser facilmente recuperadas. Para isso, um bom esquema de backup é fundamental — e ele precisa estar funcionando perfeitamente durante a Black Friday e a Cyber Monday.
Lembre-se dessa regra básica: os dados de backup devem ser armazenados em um local remoto e seguro, longe do local principal dos negócios.
6. Monitore sua infraestrutura de TI
Também é importante monitorar, analisar e investigar de perto códigos maliciosos e retornos de chamada, incidentes de segurança tentados e bem-sucedidos em sua rede.
Use esses incidentes como oportunidades para obter insights sobre essa temporada de ataques cibernéticos em ritmo acelerado.
7. Busque ajuda especializada
Cybersecurity também requer investimento, especialmente em soluções e serviços que seu time de TI não pode desenvolver por conta própria.
Avalie contratar ferramentas e serviços de segurança da informação para sua empresa durante este período. Você pode fazer esse investimento durante o período mais crítico, evitando que os prejuízos sejam ainda maiores se algum ataque acontecer.
Não esqueça: cibersegurança não é um gasto, olhe como um investimento para o seu negócio, justamente porque visa evitar que as ameaças se concretizem de fato.
O que você achou das nossas dicas de cybersecurity na Black Friday e Cyber Monday? Se precisar de ajuda, fale conosco!