O mundo do TI está repleto de jargões – e um deles é o “como código”, que significa a utilização de uma plataforma de software para simplificar tarefas complexas e demoradas automatizando alguns ou todos os seus processos, o que contribui para um melhor nivel de cybersecurity.
Hoje, a natureza ‘combinável’ do código permite que equipes de TI qualificadas criem e personalizem soluções capazes de melhorar a eficiência de todas as camadas de tecnologia da informação. Graças ao advento de linguagens de codificação modernas e várias plataformas de automação poderosas, muita coisa pode usar uma abordagem “como código”.
Embora essa metodologia se estenda a todas as camadas da pilha de TI, a infraestrutura ”como código” (IAC) é um dos exemplos mais proeminentes. Aqui, abordaremos o básico, os benefícios e as práticas recomendadas do IAC, além de falar das ferramentas de infraestrutura como código que podem ser úteis para sua organização.
O que é infraestrutura como código?
A infraestrutura como código é uma prática que automatiza o provisionamento e o gerenciamento da infraestrutura de TI, codificando-a como software. Essa abordagem permite que os desenvolvedores vejam a infraestrutura de forma ‘virtualizada’ e definam os componentes necessários para dar suporte aos aplicativos à medida que os criam, aumentando a agilidade e a segurança do processo de desenvolvimento e operação.
Com isso, a IAC usa código descritivo que, de várias maneiras, imita a abordagem DevOps no código-fonte. Por sua vez, a IAC oferece maior velocidade de implantação e colaboração entre equipes sem aumentar a complexidade.
Mas esse aumento de velocidade não pode prejudicar o controle, a conformidade e principalmente a segurança. É por isso que os desenvolvedores precisam trabalhar em estreita colaboração com as equipes de operações centralizadas para garantir que incorporem as necessárias compatibilidades ao longo do desenvolvimento.
Quais desafios a infraestrutura como código resolve?
A infraestrutura como código resolve o problema de ambientes de infraestrutura complexos. Em grandes organizações, não é incomum ter centenas de aplicativos, cada um com seus próprios requisitos específicos com base em arquitetura, função, tráfego e muito mais.
O aumento do número de ambientes exclusivos também significa mais complexidade em novas implantações, pois as alterações em uma pilha podem não produzir o mesmo efeito em outras. Como resultado, as equipes de TI geralmente acabam realizando processos manuais demorados.
Esse cenário também dificulta as equipes de operações. Como eles geralmente são centralizados e removidos do processo de desenvolvimento, é mais difícil para as equipes de operações observar e gerenciar efetivamente seu ambiente. Isso pode causar problemas de desempenho e segurança — por sua vez, custando tempo e dinheiro às organizações.
Com a IAC, no entanto, as equipes de TI podem automatizar essas tarefas e se concentrar em questões mais críticas para os negócios.
Os benefícios da infraestrutura como código
A mudança para a IAC oferece vários benefícios, incluindo o seguinte:
- Velocidade: Ao automatizar a implantação e a configuração da infraestrutura, as organizações podem otimizar seu ciclo de vida de desenvolvimento de software, fornecendo um suporte técnico de alta qualidade mais rapidamente e melhorando a colaboração entre as equipes.
- Consistência: A infraestrutura baseada em código permite que os desenvolvedores provisionem aplicativos com base nas melhores práticas, limitando o potencial de erro humano e liberando os administradores do sistema para tarefas mais importantes.
- Alinhamento: A IAC melhora a colaboração e o alinhamento entre equipes, pois os desenvolvedores que conhecem melhor os aplicativos e seus requisitos de infraestrutura podem definir essas condições à medida que são criados.
- Segurança: Todas estas melhorias ajudam e muito a otimizar a segurança do processo de desenvolvimento e nas operações de aplicativos no ambiente de TI, já que diminuem drasticamente a possibilidade de falhas e acelera a entrega de sistemas seguros.
Como funciona a infraestrutura como código?
A IAC automatiza a configuração e as tarefas da infraestrutura, como gerenciamento e monitoramento de recursos, para otimizar as operações de TI, criar consistência e fornecer visibilidade.
Na prática, ela cria scripts que definem os estados finais desejados, estabelecendo uma série de etapas para atingir o objetivo final preferido ou descrevendo o estado final desejado. Em ambos os casos, o objetivo é criar ambientes de infraestrutura idênticos e repetíveis para minimizar a complexidade geral.
Nesse método, existem duas abordagens amplas para infraestrutura como código: imperativa e declarativa. A imperativa fornece instruções passo a passo e especifica os comandos que definem as configurações de infraestrutura. Essa abordagem ao IAC usa linguagens de programação orientadas a objetos, como Java ou C++. Já a declarativa oferece um modelo para o resultado final e descreve o estado final da infraestrutura, mas não apresenta etapas específicas. As equipes de TI geralmente usam linguagens como SQL ou Haskell para a infraestrutura declarativa.
Ao implantar soluções robustas e responsivas de infraestrutura como código, as organizações têm melhorias de qualidade, velocidade e segurança no seu ambiente que otimizam de maneira geral seu processo de operacionalização de sistemas. Além disso podem identificar e corrigir proativamente possíveis problemas antes que as equipes implantem novos aplicativos, economizando tempo e dinheiro.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre cybersecurity.