Entenda a importância do Dia da Internet Segura, desde quando é comemorado e por que ele é tão importante
Ao longo dos anos, o Dia da Internet Segura tornou-se um evento marcante no calendário de segurança online. Começou em 2004 no âmbito do primeiro plano de ação para uma rede mundial de computadores menos vulnerável, como uma iniciativa do projeto SafeBorders financiado pela União Européia.
Agora, o Dia da Internet Segura cresceu além de sua zona geográfica tradicional e é comemorado em cerca de 200 países e territórios em todos os continentes, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.
Sobre isso vamos falar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender o que é o Dia da Internet Segura, seu histórico e por que ele é tão importante!
Por que existe o Dia da Internet Segura?
A cada ano, o Dia da Internet Segura exige a ação de muitos atores envolvidos no fornecimento de um ambiente digital mais seguro e melhor para usuários jovens, incluindo:
-
decisores governamentais;
-
representantes corporativos;
-
organizações da sociedade civil;
-
educadores e os próprios jovens.
A Internet é uma ferramenta poderosa com enormes oportunidades de aprendizado, aprimoramento de habilidades e aquisição de novas habilidades e conhecimentos, conforme destacado durante a pandemia do COVID-19. No entanto, com as oportunidades vêm os riscos.
Basicamente, o mundo digital não conhece fronteiras, e precisamos que todos participem e trabalhem de forma a garantir uma melhor experiência digital, especialmente aos usuários mais jovens que tendem a ser ingênuos quanto às maldades cometidas online.
Mas também aos trabalhadores em geral, que precisam operar online e, muitas vezes, não têm dimensão do quanto estão expostos aos riscos gerados por cibercriminosos cada vez mais ousados.
Logo, o objetivo do Dia da Internet Segura é aumentar a conscientização e, ao mesmo tempo, tomar ações concretas para fornecer proteção e empoderamento dos usuários.
Dia da Internet Segura 2022
As celebrações do Dia da Internet Segura deste 2022 têm lugar no dia 8 de fevereiro.
Neste ano, a campanha tem como objetivo “envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das TICs, nas escolas, universidades, ONG’s e na própria rede”, segundo a SaferNet Brasil, ong promotora do evento no país.
→ Leia também: Dia da Internet Segura: você está mesmo protegido?
Edições anteriores do Dia da Internet Segura
No Dia da Internet Segura 2021, as comemorações foram calcadas no combate à desinformação, uma vez que o volume de fake news se tornou exponencial durante a pandemia de COVID-19.
Anteriormente, em 2020, os debates giraram em torno da exploração do potencial da inteligência artificial na luta contra o material de abuso sexual infantil online.
Em 2019 , assim como em 2018, foram debatidos novos recursos sobre segurança online, alfabetização midiática e higiene cibernética. Destacando a responsabilidade e o papel de cada usuário em se envolver com outras pessoas de maneira respeitosa online.
Em 2017, o Dia da Internet Segura enfatizou a importância da colaboração e da união em todo o globo. Naquele ano, a “Aliança da indústria para melhor proteger os menores online” foi estabelecida.
No ano anterior, 2016, a data comemorativa encorajou os usuários a assumirem a responsabilidade pela construção de ambientes online educativos e livres de bullying.
E tudo isso foi precedido por 2015, quando o Dia da Internet Segura se popularizou com o lema “vamos criar uma Internet melhor juntos”, reforçando a vocação colaborativa da rede.
Por uma internet mais segura, todos os dias
Desde que a Internet se popularizou no início dos anos 1990 até hoje, muita coisa mudou. É bem verdade que muitas ilusões foram perdidas — por exemplo, a ideia de que a rede levaria a democratização total da informação, uma vez que se formaram grandes monopólios online.
A partir da chegada das redes sociais, do Orkut ao Tik Tok, a maneira como as pessoas e as empresas utilizam a web para se comunicar, interagir e fazer negócios também foi profundamente modificada. Ao mesmo tempo, o número de cibercrimes também aumentou, colocando usuários e organizações em alerta.
Nada disso, no entanto, conseguiu apagar a revolução trazida pela rede mundial de computadores, algo que mudou profundamente a maneira como nos relacionamos nas mais variadas dimensões da vida em sociedade.
Basicamente, podemos listar algumas lições aprendidas de todo esse tempo:
-
a internet é o meio mais ágil e barato de gerar intercâmbio de ideias;
-
empresas que exploram a internet de maneira estratégica são mais lucrativas;
-
a experiência dos usuários é muito importante para o sucesso dos negócios;
-
reduzir as vulnerabilidades e estabelecer ambientes seguros online é um desafio e, ao mesmo tempo, uma obrigação das empresas.
→ Leia também: Como a chegada do 5G deve influenciar no controle de segurança digital?
Resumindo
No dia 08 de fevereiro de 2022 será, mais uma vez, comemorado o Dia da Internet Segura. Ele vem para nos lembrar que mais do que dispor de meios digitais para comunicação e negócios, todos precisamos nos comprometer com a segurança online.
Às organizações cabe cumprir com as regulamentações, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e também investir em meios de manter seus usuários (funcionários, clientes, parceiros de negócios etc.) informados e seguros ao navegar por suas aplicações online.
E a boa notícia é que isso está cada vez mais simples de se fazer, exigindo mais atitude do que altos investimentos monetários.
E se precisar de ajuda para aumentar o nível de segurança de seu desenvolvimento, fale conosco!