Procurando modernizar sua abordagem para o desenvolvimento de softwares? Se a resposta for sim, então é mais do que provável que você eventualmente tenha que decidir entre duas abordagens sobre as quais provavelmente já ouviu falar: o DevOps e o DevSecOps.
Embora as duas metodologias pareçam semelhantes (e de fato o são), existem algumas diferenças críticas que podem afetar o resultado final de um projeto e, consequentemente, o negócio. Saber quais são elas permitirá à equipe de desenvolvimento aumentar a eficiência e fazer as mudanças necessárias em seus processos para se concentrar mais na velocidade, agilidade e segurança.
O que é DevOps e o que é DevSecOps?
DevOps é um conjunto de práticas que visa unificar o desenvolvimento de software e as operações de TI. O objetivo do DevOps é melhorar o ritmo de desempenho do software, permitindo colaboração, inteligência, automação e combinação constantes.
Ao aplicar o DevOps em todo o pipeline de desenvolvimento, é possível obter controle sobre a infraestrutura do produto, o que permite a priorização do desempenho do software em relação a qualquer outra finalidade.
Já o DevSecOps é um conjunto de princípios e práticas que ajudam as organizações a proteger seu software, infraestrutura, aplicativos e dados. O objetivo do DevSecOps é oferecer suporte ao desenvolvimento acelerado de uma base de código estável.
Ou seja, em vez de priorizar a atividade de desenvolvimento ou segurança, a metodologia DevSecOps incentiva os desenvolvedores e profissionais de segurança a encontrar uma perspectiva mútua. Através da aplicação de uma estrutura flexível, o DevSecOps permite que as equipes de desenvolvimento e segurança se ajudem continuamente.
O que DevOps e DevSecOps têm em comum?
Antes de falar das diferenças entre as duas metodologias, vamos falar das semelhanças.
- Cultura colaborativa: uma cultura de colaboração é fundamental para DevOps e DevSecOps, a fim de ajudar a atingir as metas de desenvolvimento, como iteração e implantação rápidas, que não prejudiquem a proteção e a segurança de um ambiente de aplicativo. Ambos os métodos envolvem a convergência de várias equipes que estavam previamente isoladas para aumentar a visibilidade em todo o ciclo de vida do projeto;
- Automação: tanto o DevOps quanto o DevSecOps têm o potencial de utilizar IA para automatizar etapas no processo de desenvolvimento. Para DevOps, isso é feito por meio de código preenchido automaticamente e detecção de anomalias, entre outras ferramentas. No caso do DevSecOps, verificações de segurança automatizadas e contínuas e detecção de anomalias podem ajudar a identificar proativamente vulnerabilidades;
- Monitoramento ativo: o monitoramento de dados para fins de aprendizado e adaptação desempenha um papel importante no DevOps, bem como no DevSecOps. Capturar e analisar continuamente os dados do aplicativo para impulsionar as melhorias é um fator chave em ambos os métodos.
O que torna o DevOps e DevSecOps diferentes?
Enquanto as duas metodologias possuem sim diversas semelhanças, suas diferenças giram em torno de um ponto principal: a segurança da informação.
O DevOps foi desenvolvido como uma forma de estimular e facilitar a colaboração entre as diversas equipes envolvidas em todo o processo de desenvolvimento e implantação de aplicativos. Nesta metodologia, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham juntas para implementar KPIs e ferramentas compartilhadas, garantindo previsibilidade e eficiência do aplicativo.
Um engenheiro de DevOps pensa em como implantar atualizações em um aplicativo da maneira mais eficiente possível, com o mínimo de interrupção na experiência do usuário. No entanto, ao colocar um grande foco na otimização da velocidade de entrega, as equipes de DevOps nem sempre priorizam a prevenção de ameaças ao longo do caminho, o que pode levar ao acúmulo de vulnerabilidades e riscos de segurança que podem prejudicar o aplicativo.
O DevSecOps evoluiu do DevOps à medida que as equipes de desenvolvimento começaram a perceber que o modelo DevOps não tratava de forma adequada as questões de segurança. Por meio desse método, a segurança do aplicativo é pensada desde o início do processo de construção, em vez de somente no final do pipeline de desenvolvimento.
Um engenheiro de DevSecOps se esforça para garantir que os aplicativos estejam protegidos contra ataques cibernéticos antes de serem entregues ao usuário e que sejam continuamente protegidos durante as atualizações. O DevSecOps enfatiza que os desenvolvedores devem criar código com a segurança em mente e visa resolver os problemas de segurança que o DevOps não aborda.
Gostou de conhecer mais sobre a diferença entre DevOps e DevSecOps? Aproveite e veja nosso ebook sobre o desenvolvimento seguro e saiba como otimizar isto nos seus projetos!