Em um cenário em constante evolução, as empresas precisam fazer todo o possível para reforçar suas defesas digitais, colocando a segurança em primeiro lugar. As ameaças estão sempre mudando, com novas vulnerabilidades surgindo a cada dia, e por isso há uma necessidade constante de reavaliar continuamente seus métodos e se adaptar a comportamentos maliciosos. Mas às vezes pode ficar a dúvida: considerando o esforço necessário, custos e riscos, prevenir é melhor que remediar em Cybersecurity?
A natureza dinâmica da atividade digital moderna torna inerentemente desafiador acompanhar suas práticas de segurança cibernética, o que pode deixar as empresas com a sensação de que estão sempre em desvantagem quando se trata de manter a segurança.
No entanto, quando se trata de cybersecurity, prevenir sempre será melhor que remediar. E fato é: uma hora sua empresa será vítima de uma tentativa de ataque. Se o ataque será bem-sucedido ou não, dependerá das medidas que você tem implementadas. É sobre isso que falaremos hoje!
Por que remediar é mais caro do que prevenir?
O benefício de investir na prevenção supera em muito o custo da recuperação.
Todos os anos, a IBM lança o estudo “Cost of a Data Breach“, junto com o Ponemon Institute, onde mede o custo médio de reparação de um evento de vazamento de dados. Em 2021, este valor chegou em US$ 4.24 milhões.
É claro, muitos fatores influenciam neste número; quanto maior a empresa, por exemplo, maiores serão os custos. O tipo de ataque também influencia — alguns são mais caros, outros mais baratos de remediar. Além disso, existem alguns impactos que são difíceis de quantificar, como os danos à reputação da marca no mercado.
No entanto, seja qual for o custo verdadeiro para sua empresa, é fato que ele será maior do que custo investido na prevenção de um ataque. Aqui, também, vários fatores influenciam em quanto sua empresa gasta: quais soluções você contrata, por exemplo.
Mas, em geral, indica-se que o orçamento de cybersecurity represente cerca de 9% a 15% do orçamento total de TI na empresa.
Resumindo: um incidente de cybersecurity é muito caro para as empresas, e pode resultar até no fechamento dela. Muitos agentes de ameaças em todo o mundo são levados a roubar as informações de seus clientes, tornando importante que as empresas façam sua devida diligência e invistam nos custos de prevenção antes que seja tarde demais.
Seis dicas para fortalecer a cybersecurity na sua empresa
Não podemos enfatizar a importância de considerar o potencial de uma violação de dados. Não é uma questão de se, mas de quando. Em vez de deixar sua empresa exposta a uma violação cara, certifique-se de tomar todas as medidas razoáveis para evitar que isso aconteça. Fazer isso pode economizar muito dinheiro no futuro.
Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para fortalecer suas práticas de cybersecurity
1. Restringir o acesso a sites não seguros
Os filtros da Web são maneiras simples e econômicas de proteger seus sistemas internos. Você pode usar um filtro da Web para detectar e impedir que os funcionários acessem sites com código malicioso.
Ele também pode bloquear mídias sociais e outros conteúdos censuráveis, o que pode aumentar a produtividade dos funcionários.
2. Utilize a autenticação multifator
Proteja as senhas da sua empresa e torne-as únicas o suficiente para que sejam difíceis de decifrar. Você também deve fazer com que seu administrador de TI habilite os protocolos de autenticação multifator (MFA) para aprimorar seus esforços de segurança de rede.
Outra prática altamente recomendada é fazer com que sua equipe atualize regularmente suas senhas a cada 30 ou 90 dias.
3. Criptografe informações confidenciais
A criptografia de dados é uma medida de segurança cibernética essencial e eficaz. Ela pode evitar violações, tornando os dados roubados inutilizáveis por hackers. Como eles precisam de uma chave de descriptografia para desbloquear os dados, descriptografar seu sistema criptografado levaria uma quantidade considerável de tempo e recursos.
4. Monitore a atividade da rede diariamente
O monitoramento de funcionários é uma parte essencial da prevenção de segurança cibernética. Você não pode atribuir um gerente para sentar com os funcionários em suas mesas o dia todo, portanto, aproveite as ferramentas modernas de TI para ajudá-lo a detectar atividades específicas, como atividade insegura na Internet ou comportamento suspeito.
Todos este fatores têm em comum os sistemas coporativos que estão associados a eles. Por isso garantir a segurança dos sistemas, desde a fase inicial de desenvolvimento até a implementação e o monitoramento do seu uso é fundamental. A Nova8 pode ajudar com isso. Nossos especialistas estão prontos para apoiar sua empresa fazendo com que ela possa economizar dinheiro prevenindo ataques, otimizando os recursos destinados à cybersecurity.
Entre em contato conosco e saiba como!