Veja como se prevenir e evitar fraude nas vendas para garantir a segurança de e-commerce!
Os donos de lojas virtuais têm lidado com uma notícia boa e uma ruim. A boa é que as vendas no comércio eletrônico têm crescido continuamente, ano a ano. A má é que esse crescimento também é acompanhado de atividades fraudulentas na hora das vendas. Isso quer dizer que quanto mais as pessoas compram online, maiores são as oportunidades dos cibercriminosos executarem seus ataques. Por isso, quem opera numa loja virtual deve se atentar à segurança do e-commerce e tomar medidas que evitem fraudes e protejam seus lucros.
Segurança de e-commerce: o que é fraude nas vendas?
Com a explosão da popularidade do comércio eletrônico nos últimos anos, também aumentaram os ataques contra a segurança de e-commerce. Embora existam muitos tipos de fraudes online, os listados abaixo são os mais comuns:
- Cartão clonado: ocorre quando um ladrão rouba informações de cartão de crédito e tenta usá-las para comprar itens;
- Estornos: acontece quando um cliente entra em contato com sua empresa de cartão de crédito para reverter as cobranças. O fraudador pode usar um serviço que aceita pagamentos com cartão de crédito e depois aguardar o recebimento de sua mercadoria antes de fazer o estorno;
- Roubo de conta: um fraudador obtém acesso a um site de comércio eletrônico como proprietário por meio de hackers ou compra de senhas e logins;
- Triangulação: refere-se quando um cliente, sem saber, faz uma compra em um site fraudulento (que na verdade não tem o produto em questão), e o fraudador pega as informações de pagamento desse cliente e faz um pedido em um site legítimo que tem o produto.
Veja como se proteger de fraude nas vendas do e-commerce
Como você pode ver, existem maneiras de ser vitimado por fraudadores online inteligentes. Aqui estão alguns passos práticos que você pode tomar para proteger sua empresa e seus clientes.
1. Use soluções antifraude
Várias soluções de segurança estão disponíveis no mercado hoje com ferramentas variando muito dependendo de quanto trabalho está envolvido na instalação e no gerenciamento de sua operação. Abaixo estão alguns dos tipos de soluções antifraude que os profissionais do comércio eletrônico podem empregar:
- Ferramentas antifraude básicas: normalmente são integradas a carrinhos de compras online e plataformas de comércio eletrônico. Elas empregam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar transações fraudulentas por meio de geolocalização de IP, validar endereços de e-mail, realizar impressões digitais de dispositivos e verificar endereços. Essas ferramentas executam funções muito específicas e únicas por vez;
- Ferramentas antifraude intermediárias: oferecem uma variedade maior de funções, incluindo garantias de estorno, recusa automática de pedidos de alto risco, proteções contra fraudes de novas contas e proteção contra invasão de contas;
- Ferramentas antifraude de alto nível: oferecem uma proteção mais abrangente, além de gerenciamento terceirizado de casos suspeitos, experiência em trabalhar com grandes bases de dados, gerenciamento de risco de fraude com IA, proteção contra abuso de políticas, decisões automáticas e checagem de revisão manual das transações.
2. Monitore seu site em busca de atividades suspeitas
Quem trabalha com o comércio eletrônico pode se proteger contra transações fraudulentas monitorando suas lojas em busca de atividades suspeitas. As empresas podem monitorar contas e transações em busca de sinais de alerta, como informações inconsistentes de cobrança e envio e a localização física do cliente.
Além disso, os comerciantes podem usar ferramentas de segurança de e-commerce que rastreiam os endereços IP dos clientes e os alertam se os endereços indicarem países conhecidos por terem uma grande base de fraudadores.
3. Evite coletar muitos dados de clientes
Um criminoso não pode roubar o que você não tem, então limite a quantidade de dados de clientes que você possui, por isso colete apenas informações necessárias. Quaisquer que sejam os dados coletados, tome medidas extraordinárias para manter a privacidade das informações.
Como o número de empresas de comércio eletrônico estão aumentando em todo o mundo, esta tendência também levou a um aumento de atividades fraudulentas. Portanto, os negócios online devem implementar ferramentas de detecção e prevenção de fraudes de alto nível. Veja como uma das soluções mais avançadas no mercado trabalha, a Riskified.