A fraude nas vendas pode ocorrer de várias formas e afeta todos os tipos de áreas e mercados, especialmente em frentes de e-commerce, e por isso os setores que frequentemente lidam com detecção de fraudes utilizam diversas técnicas para lidar com o problema.
Atualmente, com a explosão do comercio online e no número de informações geradas a cada segundo, as organizações precisaram engajar um novo aliado: a análise de dados. Essa é a melhor ferramenta que pode ajudar a saber os motivos por trás das tentativas frequentes de fraudes em sua organização e alertar sempre que uma atividade suspeita for detectada.
Mas se você ainda não conhece bem como isso funciona, continue lendo e entenda a real importância dos dados na prevenção de fraudes!
O que é análise de dados para prevenção a fraudes?
A proliferação de ferramentas de tecnologia apoiadas em ciência de dados torna viável para o varejo, bem como para todas as outras organizações que vendem pela internet, detectar automaticamente riscos de fraude de forma antecipada e tomar medidas para mitigá-los, reduzindo a possibilidade de perdas financeiras.
Neste ponto, a análise de fraude é uma confluência de várias ciências quantitativas, como Business Intelligence (BI), mineração de dados, Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (AI), para utilizar soluções que ajudam a detectar, analisar, e prevenir fraudes.
Um dos aspectos mais importantes de um plano de mitigação de fraudes é o monitoramento constante. Porém os métodos tradicionais para fazer isto são muito trabalhosos e exigem muitas horas-homem de pessoal qualificado para serem eficazes.
Os sistemas automatizados de análise de fraude orientados por dados podem realizar a mesma atividade de monitoramento de risco em questão de segundos e permitir uma tomada de decisão mais rápida.
Benefícios da análise de dados na prevenção de fraudes
A implantação de ferramentas de análise de dados pode reduzir drasticamente o tempo de detecção e minimizar a perda no e-commerce de uma empresa. Outra vantagem de usar estas ferramentas é que há a possibilidade de utilizar um grande número de fontes das quais os dados podem ser extraídos, aumentando a eficiencia do processo. A verificação cruzada desses dados também pode ser feita rapidamente através de automatização e inteligência artificial.
O benefício adicional é que as ferramentas de análise podem ser programadas para verificar dados não estruturados, o que geralmente fornece pistas cruciais sobre fraudes.
As ferramentas mais modernas de monitoramento de risco baseadas em ciência de dados permitem vigilância automatizada e fornecem sinais de alerta precoce sobre qualquer deterioração em uma transação eletrônica. Essas ferramentas fornecem pontuações de risco dinâmicas, que mudam automaticamente com base nos novos pontos de dados coletados pelas ferramentas.
Alguns dos outros benefícios da implantação da análise de fraudes incluem:
- Aumentar a qualidade das análises utilizando recursos de automação e inteligência artificial;
- Economizar tempo automatizando processos repetitivos, reduzindo a intervenção humana e as possibilidades de erro;
- Automatizar a verificação e pesquisa de todas as transações para detectar sinais de alerta, sem necessidade de trabalhar por amostragem;
- Requer pouco esforço para mesclar, normalizar e comparar dados de diferentes sistemas e fontes;
- Permitir calcular com mais precisão as dimensões financeiras do potencial de fraude.
Os riscos de não utilizar ferramentas e dados na prevenção de fraudes
Globalmente, em média, as empresas perdem uma receita considerável anualmente por conta de fraudes em transações online. Apesar disso, muitas organizações têm relutado em aumentar o uso de ferramentas para análise de dados para melhorar a prevenção deste problema.
No entanto, as empresas que optam pela inação correm mais riscos do que aqueles que adotam os sistemas mais modernos. Há amplas evidências para mostrar que as melhores empresas estão investindo em tecnologia de análise de dados para evitar fraudes, especialmente com fraudadores se tornando cada vez mais inteligentes e experts em tecnologia.
Detectar e prevenir fraudes não é um esforço feito uma vez só. O monitoramento e vigilância constante para detectar quaisquer irregularidades nas transações é a única maneira de continuar minimizando o risco de fraude, e essa tarefa só é possível com o uso das mais novas tecnologias e ferramentas .
Quer saber mais sobre este tipo de ferramenta? Clique aqui e conheça a Riskified.
Para continuar aprendendo como manter seu e-commerce seguro, veja também nosso artigo sobre segurança de dados e porque ela é importante para sua loja virtual!