Conheça os desafios enfrentados pela segurança da informação durante o trabalho remoto
O mundo do trabalho está mudando. Há pouco tempo a palavra “remoto” não era algo que a maioria das pessoas pensava quando procurava um novo trabalho. Esperava-se que os funcionários estivessem fisicamente no escritório, cumprindo suas atividades e tarefas. No entanto, com a pandemia do coronavírus este cenário mudou.
Muitos trabalhadores passaram a trabalhar de casa, e agora a nova geração faz questão de continuar neste modelo ou ao menos migrar para um modelo híbrido. Enquanto a transformação digital torna mais fácil e possível que o trabalho remoto seja mesmo uma opção para as empresas, o resultado é que os riscos para as organizações e informações pessoais estão aumentando.
Mas quais são esses riscos? Abaixo, você descobre o que esperar e como lidar com os riscos oriundos do trabalho remoto!
Principais riscos de segurança cibernética de trabalho remoto
À medida que mais pessoas trabalham em casa, não é de admirar que os ataques cibernéticos estejam aumentando e que as empresas estejam lutando para descobrir como se manter seguras. Grupos de hackers estão descobrindo maneiras cada vez mais sofisticadas de atacar empresas e roubar informações confidenciais.
Entre alguns dos riscos de segurança cibernética mais comuns para trabalhar em casa, estão os seguintes:
Dados não criptografados
Com o trabalho remoto, aumentam os riscos de segurança do compartilhamento de arquivos não criptografados. Você pode estar enviando informações confidenciais para sua equipe por e-mail, mensagem de texto ou até mesmo Slack, mas não é seguro presumir que qualquer um desses meios seja seguro.
Informações confidenciais da empresa podem ser facilmente interceptadas e potencialmente levar a ataques de ransomware, roubo ou mais.
Wi-Fi inseguro
Para funcionários que usam várias redes Wi-Fi não seguras, eles correm um risco maior de serem hackeados. Muitos usuários se conectam a redes Wi-Fi públicas sem a mesma proteção que teriam no escritório.
Isso é um problema porque os requisitos de segurança para uma rede Wi-Fi pública são muito mais baixos do que para redes Wi-Fi corporativas, e invadir uma rede pública é muito mais fácil— portanto, há um risco maior de roubo de informações pessoais.
Os invasores podem acessar e roubar senhas com facilidade, instalar malware e farejar dados confidenciais.
Phishing
Um golpe de phishing é uma tentativa de induzi-lo a revelar informações pessoais, como sua senha ou número de conta bancária. Embora os ataques de phishing existam há muito tempo, eles estão se tornando cada vez mais sofisticados.
Tornou-se difícil o suficiente identificar um e-mail falso, mas os bots modernos podem personalizar os e-mails que enviam, tornando-os mais pessoais e difíceis de capturar.
BYOD
O crescente uso de smartphones e outros dispositivos móveis pelos funcionários está transformando a maneira como o trabalho é feito. Com os funcionários usando dispositivos móveis para acessar informações confidenciais e proprietárias, as empresas estão cada vez mais incapazes de controlar os dados aos quais os funcionários têm acesso nesses dispositivos.
No entanto, esse problema não se limita aos funcionários do escritório. Com a proliferação do trabalho remoto, os funcionários que trabalham fora do escritório e com uma variedade de outros dispositivos, como tablets e laptops, agora podem acessar informações confidenciais.
O mundo da cibersegurança às vezes revela um estranho paradoxo: mesmo os sistemas mais seguros ainda são vulneráveis a ataques. As organizações podem se beneficiar ao trabalhar com um provedor de soluções de segurança, especialmente quando se trata de proteger funcionários trabalhando em um sistema remoto.
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