Ao longo da história, as mulheres desempenharam um papel vital na tecnologia. De Ada Lovelace, a primeira programadora de computador, aos cálculos espaciais de Katherine Johnson que ficaram famosos no filme Hidden Figures… Grandes nomes femininos abriram o caminho para grande parte do poder de computação que consideramos garantido hoje.
Como está o cenário hoje no grande e promissor setor da TI? Já é possível afirmar que as mulheres realmente conquistaram um espaço significativo no mundo dos bits e bytes?
É o que vamos te ajudar a pensar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!
Por que o olhar feminino é importante na Tecnologia?
Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, e as mulheres têm um papel importante nesse cenário. Ainda que a presença feminina nesta área tenha aumentado, ainda há uma lacuna no mercado de trabalho, o que significa que a demanda por profissionais qualificadas é maior do que a oferta.
Ninguém tem — ou deveria ter — dúvida de que as mulheres são dotadas de muita capacidade técnica e intelectual. O que também deve entrar em perspectiva é que elas contam com habilidades específicas que facilitam o desenvolvimento do trabalho, como visão ampla e sistêmica.
Essas características são essenciais para lidar com as complexidades da TI, que muitas vezes exigem soluções inovadoras e abordagens criativas.
Além disso, a inclusão de mais mulheres no mercado de tecnologia é fundamental para a diversidade e a representatividade.
Dá uma olhada nesta estatística: as empresas com mais diversidade de gênero em suas equipes tinham 25% mais chances de obter lucros acima da média, segundo estudo da McKinsey.
A saber: a diversidade traz diferentes perspectivas e experiências para a equipe, o que pode levar a uma maior criatividade, inovação e sucesso nos negócios. Já a representatividade é importante para garantir que as decisões e os produtos desenvolvidos pela equipe de tecnologia reflitam as necessidades e interesses de todos os usuários, independentemente do gênero.
O que impede que mais mulheres façam carreira em Tecnologia?
Muitas vezes as mulheres enfrentam barreiras para entrar e se manter no mercado de tecnologia. Isso pode incluir discriminação de gênero, falta de oportunidades de carreira, ambientes de trabalho hostis e falta de apoio para equilibrar a vida profissional e pessoal.
Para combater essas barreiras, é importante que as empresas de tecnologia se comprometam a criar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos, que valorizem e promovam a diversidade e a representatividade.
Isso pode incluir iniciativas para recrutar mais mulheres para a equipe de tecnologia, políticas de licença parental igualitárias, treinamentos sobre preconceito e discriminação, entre outras medidas.
Também é importante que as mulheres sejam encorajadas e apoiadas a perseguir carreiras em tecnologia desde cedo, por meio de programas de mentoria, bolsas de estudo e treinamentos. Isso pode ajudar a aumentar a representatividade feminina em todas as áreas da tecnologia, desde a programação até a liderança executiva.
3 grandes desafios que as mulheres enfrentam na indústria de tecnologia
Sejamos honestos; ser mulher na indústria de tecnologia tem seus desafios. Trabalhar em um campo dominado por homens geralmente significa dificuldade de relacionamento com colegas, discriminação e até falta de apoio da família e dos amigos.
1. A “Cultura dos Irmãos”
Como as mulheres não estão bem representadas na tecnologia, 71% das mulheres relatam trabalhar em uma empresa com uma “cultura de brothers”.
Embora nem todas as empresas sejam assim, a realidade é que piadas obscenas ou comentários ofensivos surgem nesse tipo de ambiente.
Assédio moral e sexual
Infelizmente, o assédio moral e sexual está vivo nos locais de trabalho em todos os segmentos da economia.
Mais da metade das mulheres em Tecnologia da Informação – 60% – relata avanços sexuais indesejados nas empresas. Surpreendentes 65% desses avanços vêm de seus chefes ou superiores.
2. Desigualdade e discriminação
Além disso, ainda tende a haver desigualdade e discriminação.
As melhores promoções e oportunidades de networking podem ir para os homens em uma taxa mais alta.
As mulheres também podem ganhar menos, em termos de salário, do que seus colegas do sexo masculino. Em última análise, o velho ditado sobre ter que trabalhar duas vezes mais para provar a si mesma parece ser o caso.
3. Falta de suporte
As mulheres que trabalham com TI também relatam que não se sentem apoiadas por seus colegas de trabalho e, às vezes, até mesmo por seus familiares e amigos.
Elas podem ser instruídos a “superar isso” ou “olhar para o outro lado” quando seus colegas do sexo masculino estão sendo promovidos mais rapidamente. Ou podem ter que responder a perguntas incômodas ou incômodas sobre por que escolheram entrar em um mercado dominado por homens.
Em resumo
O papel desbravador e construtivo das mulheres na tecnologia é inegável. Tanto do ponto de vista das capacidades técnicas quanto de habilidades que, ao longo da história, elas sempre mostraram dominar.
Ter mais mulheres liderando empresas e departamentos de TI é investir em diversidade e na representatividade, o que incrementa inclusive a lucratividade das empresas. Além de proporcionar ambientes nos quais a criação de soluções inovadoras e criativas ajudam a superar os desafios complexos da tecnologia.
Houveram muitos avanços ao longo dos últimos anos. Contudo, não há espaço para a ingenuidade: muitas mulheres enfrentam desafios para entrar e se manter no mercado de TI.
Elas precisam lidar com discriminação de gênero, falta de oportunidades de carreira, ambientes de trabalho hostis e falta de apoio para equilibrar a vida profissional e pessoal.
Combater essas barreiras é importante, e um trabalho com o qual todas as organizações devem se comprometer. Mais que nada, por uma questão de civilização; mas também porque ambientes de trabalho inclusivos e equitativos pavimentam o caminho para a potencialização dos resultados.
Na sua empresa, as mulheres já estão contribuindo para o avanço em termos de tecnologia? Conte nos comentários.