Quando se trata de criar, liberar e manter um software funcional, a maioria das organizações de desenvolvimento possui processos bem definidos. No entanto, quando se trata de proteger esse software, nem tanto.
Muitas equipes de desenvolvimento ainda percebem a segurança cibernética como interferência — algo que levanta obstáculos e os leva ao retrabalho, impedindo-os de obter novos recursos interessantes para o mercado. No entanto, o software inseguro coloca as empresas em risco cada vez maior.
Novos recursos interessantes não vão proteger você ou seus clientes se seu produto oferecer vulnerabilidades exploráveis para hackers. Em vez disso, sua equipe precisa integrar a segurança em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software para que ela permita, em vez de inibir, a entrega de produtos de alta qualidade e altamente seguros ao mercado.
Entra o ciclo de vida do desenvolvimento seguro ou, da sigla em inglês, SSDLC.
O que é ciclo de vida do desenvolvimento seguro?
Um ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC — Software Development Life Cycle) é uma estrutura para o processo de construção de um aplicativo desde o início até a desativação. Ao longo dos anos, vários modelos SDLC surgiram — de cascata e iterativo a, mais recentemente, ágil e CI/CD.
Em geral, os SDLCs seguem as etapas:
- Planejamento e requisitos;
- Arquitetura e design;
- Planejamento de teste;
- Codificação;
- Teste e resultados;
- Liberação e manutenção.
No SDLC, a segurança só era pensada como parte do teste, na penúltima etapa do processo. Como resultado, as equipes de desenvolvimento não encontrariam bugs, falhas e outras vulnerabilidades até que fossem muito mais caros e demorados para consertar — ou sequer encontrariam.
Custa muito mais para consertar um bug encontrado durante a implementação do que um identificado durante o design. Além disso, o custo para consertar bugs encontrados durante a fase de teste pode ser muito maior do que o custo de consertar aqueles encontrados durante o design.
Portanto, é muito melhor, para não mencionar mais rápido e mais barato, integrar os testes de segurança em todo o SDLC, não apenas no final, para ajudar a descobrir e reduzir as vulnerabilidades antecipadamente, criando efetivamente a segurança. E é exatamente disso que trata o desenvolvimento seguro.
O ciclo de vida de desenvolvimento seguro (SSDLC — Secure Software Development Life Cycle) adiciona um novo S à sigla para oferecer as seguintes vantagens:
- Seu software é mais seguro, pois a segurança é uma preocupação contínua;
- Todas as partes interessadas estão cientes das considerações de segurança;
- Você detecta falhas de design cedo, antes que elas sejam codificadas para existir;
- Você reduz seus custos, graças à detecção precoce e resolução de defeitos;
- Você reduz os riscos comerciais intrínsecos gerais para sua organização.
Por que as empresas precisam do desenvolvimento seguro?
Como as demandas de desenvolvimento moderno multifacetadas cresceram, ter uma metodologia de desenvolvimento multifacetada que agilize e estruture as fases do projeto é crucial. Imagine-se como um gerente de projeto abordando sem pensar uma equipe de desenvolvimento de software com uma visão vaga das entregas e do projeto final.
Parece assustador, certo? Independentemente da capacidade técnica e do talento da equipe, o SSDLC é fundamental para regular cada fase do ciclo de desenvolvimento. O desenvolvimento seguro fornece controle do pipeline de desenvolvimento enquanto ainda garante que o sistema de software esteja em conformidade com todos os requisitos estimados em cada fase.
A implementação do desenvolvimento seguro afeta todas as fases do processo de desenvolvimento de software. Os processos de ciclo de vida de desenvolvimento de software seguro incorporam a segurança como um componente de cada fase do SDLC.
Requer uma mentalidade focada na entrega segura, levantando problemas nas fases de requisitos e desenvolvimento à medida que são descobertos. Isso é muito mais eficiente — e muito mais barato — do que esperar que esses problemas de segurança se manifestem no aplicativo implantado.
Para saber mais sobre o desenvolvimento seguro, faça download do nosso ebook “Práticas para o desenvolvimento seguro completo sobre o assunto e conheça as melhores práticas do SSDLC!