Saiba o que é resiliência tecnológica e como ela contribui para reduzir o tempo de indisponibilidade dos seus sistemas
Boa parte das organizações possui processos de gerenciamento de continuidade de negócios para garantir que a empresa possa se recuperar de um incidente grave. Um processo eficaz define claramente as funções e responsabilidades por sua supervisão e implementação das ações necessárias, e os requisitos mínimos de conformidade, como por exemplo os níveis de resiliência tecnológica a interrupções e os recursos de recuperação de desastres.
Um processo bem planejado e bem definido é apoiado por procedimentos e arranjos eficazes e que foram testados, que entram em vigor para permitir que a organização saia de qualquer incidente que possa interromper gravemente sua capacidade de fornecer o nível normal de serviços para seus clientes.
Esses procedimentos e arranjos são a base da resiliência tecnológica da organização.
Mas o que é resiliência tecnológica?
A resiliência tecnológica é definida como a capacidade de uma organização em manter níveis de serviço aceitáveis através e além de graves interrupções em seus processos críticos e nos sistemas que os suportam.
Nesta era digital, a alta disponibilidade é fundamental para o sucesso da sua organização. Seus clientes não tolerarão um site inativo. E você também não pode arcar com um ERP, CRM ou outro sistema crítico para os negócios fora do ar. E quanto maior sua resiliência tecnológica, menos tempo de indisponibilidade seu negócio terá.
Sua organização deve possuir muitas tecnologias e soluções diferentes para garantir a resiliência de TI — uma delas é garantir, no mínimo, que você tenha soluções de backup, recuperação de desastres e alta disponibilidade. A seguir, mostraremos todos os pontos que precisam ser considerados.
7 fatores para conquistar a resiliência tecnológica
Ao compreender os 7 fatores a seguir, os gestores de TI podem ter uma compreensão clara do que é a resiliência tecnológica de sua empresa. Todos eles precisam ser incluídos em um processo de planejamento de resiliência tecnológica. Veja abaixo quais são:
1. Consciência
Consciência é ter o conhecimento de quais são os requisitos normais de operação de negócios; quais são as dependências da tecnologia, saber qual é a criticidade de vários componentes e elementos do sistema de tecnologia, os níveis operacionais e níveis de serviço mínimos aceitáveis.
2. Proteção
Proteção é mais do que ter acesso físico e de sistema e controles de segurança. Também significa reduzir o risco de falha do sistema, por exemplo, removendo pontos únicos de falha na medida em que são identificados.
3. Descoberta
Descoberta é saber quando ocorre uma falha. O uso de meios eficazes de alertas de problemas permite que o grupo de TI entenda e resolva problemas antes que eles resultem em interrupções graves. Ferramentas de análise de vulnerabilidades são essenciais neste paso.
4. Preparação
A empresa precisa estar preparada, possuindo etapas de ação e planos específicos para lidar com os efeitos de uma interrupção.
5. Recuperação
A recuperação se concentra no retorno de serviços e operações aos níveis normais de negócios dentro de prazos definidos e com perda de dados mínima aceitável após um evento que causa interrupção ou falha.
Isso só será alcançado com um plano de recuperação eficaz e testado que atenda aos requisitos de negócios em vigor.
6. Revisão
Revisão e avaliação são essenciais para todos os programas de resiliência tecnológica e incluem revisões pós-incidente para identificar as causas-raiz das interrupções.
É um processo contínuo que visa permitir que a equipe de TI e o negócio entendam possíveis problemas e avaliem e implementem ações preventivas para remover, ou pelo menos mitigar, o risco de interrupção grave.
7. Melhoria
Melhoria é o processo de pegar o conhecimento adquirido de todos os itens acima e tomar medidas para melhorar os sistemas e aumentar a resiliência e refinar continuamente os planos de recuperação de desastres e continuidade de negócios.
Deve-se notar aqui que a maioria, se não todas, as informações necessárias para que os itens acima sejam alcançados com sucesso virão de uma avaliação/análise de impacto de negócios eficaz e avaliação de risco.
Resiliência tecnologica passa por segurança de sistemas. Se precisar de ajuda nestas área, a Nova8 pode apoiar seu time. Entre em contato conosco e saiba mais!