Não há como negar que 2017 foi um ano muito movimento na área da computação, pois tivemos muitos incidentes e eventos de segurança. Vale pena lembrar que dentre esses incidentes, temos ataques patrocinados pelo Estado, ransomware, vazamentos e violação de dados.
À medida que começa 2018, não podemos deixar de refletir sobre os ataques cibernéticos que aconteceram em 2017, mas também dar uns palpites sobre o que poderá acontecer nos próximos meses.
De acordo com o time da LogRhythm Labs, os oito palpites são:
- Um novo recorde do maior vazamento de dados será estabelecido.
- Atualmente, o recorde é de 2015, com ataques cibernéticos que custaram 115 milhões de dólares e afetaram 78.8 milhões de pessoas.
- Uma legislação nos Estados Unidos será introduzida para regular as atividades relacionadas a privacidade dos dados e proteção.
- A nova legislação nos Estados Unidos irá dizer como as empresas devem proteger a privacidade da informação.
- Guerras cibernéticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deverão surgir e atingir diretamente o público.
- Os EUA e a Coréia do Norte estão realizando secretamente ataques cibernéticos uns contra os outros durante anos e aumentando sua agressão digital. As tensões continuarão a aumentar e o público será impactado pela primeira vez.
- Dispositivos IoT serão cada vez mais alvo de ataques de Ransomware e extorsões cibernéticas.
- Ransomware continuará sendo um método popular de hackear. Hackers descobrirão novos vetores de ataques e alvos, impactando no uso diários do IoT.
- Distributed Denial of Service as a Service (DDoSaaS) resultará em importantes ataques de DDoS contra infraestruturas críticas.
- Hackers irão usar provedores de serviço de nuvem, como a AWS, para administrar ataques DDoS.
- Drones serão mais explorados com maior frequência como vetores de ameaça.
- Apesar de existir restrições de área de voos, os drones, assim como os iPhones, podem ser “jailbroken”. Espera-se ver alguns casos em que os drones serão usados para mais do que apenas diversão.
- As explorações em carteiras Bitcoin resultarão em perdas maciças de riqueza pessoal.
- Devido à crescente popularidade do BTC, muitas pessoas terão suas carteiras BTC pirateadas e poderão perder muito dinheiro.
- Kim Jung Un terá sua conta do PlayStation invadida.