O treinamento e a conscientização dos funcionários são partes essenciais da segurança de sistemas da sua empresa. Todos os firewalls do mundo não podem protegê-lo quando um funcionário desavisado permite que um hacker burle a segurança.
De acordo com uma pesquisa da PwC, 75% das grandes organizações e 31% das pequenas empresas sofreram violações de segurança por conta de falha humana no ano passado.
Isso mostra que mesmo as organizações gastando coletivamente milhões por ano em firewalls, soluções antivírus e serviços de segurança, elas permanecem vulneráveis por causa de um fator-chave: erro humano.
É por isso que preparar sua equipe é uma parte fundamental da sua segurança de sistemas. E, para isso, é preciso conhecer o conceito de cybersecurity awareness. No artigo de hoje, explicaremos um pouco mais sobre isso, além de explicar melhor os motivos pelos quais a preparação da equipe é tão importante!
O que é cybersecurity awareness?
O cybersecurity awareness, ou, em uma tradução livre, conscientização sobre segurança cibernética, é o ponto em que seus funcionários executam as atividades do dia a dia sempre mantendo a segurança de sistemas em mente.
Isso significa estar ciente dos perigos que circundam as tarefas mais simples, como navegar na web, verificar e-mails e interagir online.
Como gestores, é nossa responsabilidade preparar a equipe para responder a todo e qualquer incidente de segurança.
Isso não significa, no entanto, que todos precisam entender conceitos como registros SPF e envenenamento de cache DNS, mas sim que devem estar munidos das informações que os permitam agir com consciência a qualquer sinal de um ataque.
Por que o cybersecurity awareness é importante?
Se por um lado a tecnologia de segurança de sistemas avança, por outro também avançam as técnicas dos cibercriminosos para burlar essas barreiras. Somente em 2021, 85% das violações de dados envolveram o elemento humano, com 94% do malware entregue por e-mail.
Essas violações podem custar caro — literalmente. Segundo a IBM, o custo médio de uma violação de dados no ano passado foi de US$ 4,24 milhões. Previni-las, portanto, é uma questão de gerenciamento de riscos.
Com um número cada vez maior de ataques cibernéticos a cada ano, o risco de não educar seus funcionários sobre a importância da segurança de sistemas continua a crescer.
Isso porque seus funcionários eventualmente se depararão com um incidente cibernético e você desejará que eles estejam preparados para responder adequadamente, relatando ameaças à sua equipe de TI ou segurança.
E é exatamente isso que o cybersecurity awareness permite, capacitando funcionários para que, mesmo quando um ataque burlar suas barreiras, saibam responder com eficácia evitando que o cibercriminoso seja bem-sucedido.
Ao treinar sua força de trabalho para identificar esses ataques, você pode reduzir significativamente o risco de um incidente ou violação de segurança. Essa pode ser a diferença entre uma infecção de ransomware cara e uma mensagem para o departamento de TI que diz: “Este e-mail parece suspeito, então não o abri”.
Da consciência à cultura de segurança de sistemas
Embora a conscientização sobre segurança seja o primeiro passo, os funcionários devem adotar voluntariamente e usar práticas de segurança de sistemas de forma proativa, tanto profissional quanto pessoalmente, para que sejam realmente eficazes. Isso é conhecido como cultura de segurança.
A cultura de segurança é definida como a consciência, atitudes e comportamentos coletivos de uma organização em relação à segurança. Organizações com fortes culturas de cibersegurança experimentam maior visibilidade de possíveis ameaças, redução de incidentes cibernéticos e maior resiliência pós-ataque, entre outros benefícios mensuráveis.
Para que isso fosse eficaz, é precisavo ir além da conscientização para garantir que os funcionários adotem os protocolos de segurança como parte da cultura do local de trabalho.
Depois de dar o pontapé inicial, a consistência é a chave para manter a segurança de sistemas na mente da sua equipe. Mesmo um simples módulo de treinamento ou um boletim informativo mensal ajuda muito a prevenir um incidente cibernético.
E, se precisar de ajuda, o blog da Nova8 é uma ótima fonte de informação para te ajudar nessa jornada. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!