Veja como a segurança de dados no e-commerce pode impulsionar seus resultados e contribuir para trazer mais vendas!
O interesse no comércio eletrônico disparou e continuará a apontar para o futuro das compras, com muitas pessoas fazendo compras no conforto e segurança de suas casas. De fato, as vendas do comércio eletrônico aumentaram 12,3% no primeiro trimestre de 2022.
Os consumidores confiam na experiência, nos produtos e nos serviços de qualidade ao interagir com um site. A base do sucesso no mundo digital é ter as medidas de segurança cibernética adequadas para proteger consumidores, funcionários e a própria empresa contra constantes ameaças à segurança.
A segurança de dados está inserida no próprio tecido das operações comerciais e tem impactos especiais no setor de comércio eletrônico. Abaixo, você descobre os motivos pelos quais a segurança de dados no e-commerce é fundamental!
Por que a segurança de dados no e-commerce é fundamental?
Conheça abaixo os motivos pelos quais a segurança de dados no e-commerce é essencial:
Reduz a rotatividade de clientes
A retenção de clientes é o objetivo final de qualquer marca, e é preciso uma abordagem especial para garantir clientes fiéis que não apenas fazem uma única compra, mas retornam várias vezes para comprar produtos. Um cliente fiel está investido em uma marca, assim como a empresa deve estar totalmente investida no consumidor.
Criar uma base de confiança com os consumidores é essencial para reduzir o churn. Promova a confiança sendo transparente na coleta de dados. É essencial tomar as medidas necessárias e comunicar protocolos. Documente claramente as ações que sua empresa está tomando para proteger os consumidores.
Tornar a segurança de dados no e-commerce uma prioridade ajudará a garantir a confiança e converter os clientes em defensores da marca.
Protege ativos corporativos
Gerenciar um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido depende de uma força de trabalho motivada, qualificada e responsável. É preciso uma grande equipe com indivíduos de diversas origens e talentos para ajudar os clientes e garantir a continuidade dos negócios.
Para manter a eficiência e executar as tarefas da melhor forma, os funcionários precisarão de um certo nível de acesso aos dados. Desde tíquetes de suporte, dados demográficos de clientes, finanças e documentos internos, as pessoas certas precisam poder visualizar essas informações enquanto mantém a privacidade dos dados.
Soluções como gerenciamento de acesso de identidade (IAM) podem ajudar a mitigar os riscos associados ao uso indevido de dados. O IAM ajuda a verificar as credenciais do usuário ao acessar bancos de dados corporativos para garantir o uso adequado dos recursos.
Melhora a experiência do usuário
O design e a navegação do UX podem influenciar muito a impressão de um consumidor e como ele vê uma marca. Os clientes são atraídos por sites elegantes e fáceis de usar, que facilitam a navegação e a localização de produtos. Um layout mal projetado e confuso pode fazer com que um cliente saia do seu site e nunca mais volte.
Os consumidores podem hesitar em interagir com um site de comércio eletrônico e fazer compras se não se sentirem à vontade com notificações de coleta de dados pouco claras. A segurança de dados no e-commerce garante que tais formulários sejam apresentados de forma clara e não intimidem os usuários.
Aumenta a competência dos funcionários
O treinamento em segurança de dados no e-commerce é fundamental para a infraestrutura de qualquer empreendimento de comércio eletrônico. Os funcionários devem ter oportunidades de educação continuada e ser informados regularmente sobre as melhores práticas de segurança. Assim, podem atuar como a linha de frente para impedir que hackers entrem na loja virtual.
Os criminosos cibernéticos implantam táticas comuns, como golpes de phishing, em uma lista de e-mails corporativos. Essas mensagens podem, a princípio, parecer legítimas, abordando os funcionários pelo nome e usando linhas de assunto relevantes para atrair as pessoas a abri-las.
No entanto, existem alguns sinais reconhecíveis que os funcionários podem observar e estar cientes. É fundamental que eles estejam atualizados sobre as últimas etapas preventivas que podem ser tomadas para reduzir o risco de violações por meio de tais fraudes.
Otimiza os processos de negócios
Atualizações de software estão sendo lançadas constantemente para sistemas que são necessários para concluir tarefas. Elas contêm melhorias de segurança vitais que não apenas protegem melhor os ativos, mas também eliminam bugs que podem acelerar os processos necessários para cuidar de tarefas vitais.
As atualizações podem se acumular, por isso é essencial ficar por dentro dessas notificações e cuidar delas imediatamente. Incorpore a segurança de dados no e-commerce para manter tudo funcionando sem problemas.
Um outro ponto importante no ecommerce é a segurança das transações e o combate às fraudes. Para este tipo de desafio, recomendamos que conheça a página de nossa solução que trata especificamente isto, que inclusive incorpora o chargeback na tratativa deste problema.
A importância da segurança de dados no e-commerce não pode ser enfatizada o suficiente!
Para saber mais sobre como manter seu e-commerce seguro, assine nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as nossas dicas!