A segurança em transações online se tornou um tópico importante de discussão nos últimos tempos. Os vários ataques realizados por hackers a empresas de varejo têm exigido muita atenção na hora de movimentar dinheiro online, seja fazendo compras com cartões de débito ou crédito, ou transferindo dinheiro com PIX.
Entre os ataques mais comuns estão os ataques de phishing, Trojan, Ransomware e Man-in-the-Middle (MITM). Mas o que, então, as pessoas e empresas do setor podem fazer para se proteger e evitar ser vítima de uma dessas fraudes?
O que é segurança em transações online?
A segurança em transações online refere-se à organização de tecnologias, procedimentos e métodos projetados para proteger redes, dispositivos, programas e dados de ataques, sejam estes ataques malware, vírus, ações hackers, roubos de dados ou acesso não autorizado.
O principal objetivo da segurança em transações online é proteger os ativos das empresas e do usuário. À medida que os indivíduos usam meios digitais para realizar pagamentos, cresce o número de fraudes destinadas a tirar proveito dessas transações.
Táticas e ferramentas de segurança cibernética, portanto, devem ser utilizadas para evitar tais ações e proteger indivíduos no momento em que usam seu dinheiro digital.
Importância da segurança em transações online
A segurança cibernética não se restringe apenas às organizações de TI, ela é importante para todas as àreas de negócios. Mas para as transações online no varejo, ela tem um valor ainda mais importante. Varejistas lidam regularmente com milhões de transações em suas vendas. Portanto, é muito importante que adotem procedimentos de segurança de proteção para proteger seus dados contra ataques cibernéticos e tentativas de fraude.
Aqui estão algumas razões pelas quais a segurança cibernética é essencial em transações online:
Perdas financeiras
Quando uma empresa enfrenta um ataque cibernético, isso não apenas afeta sua operação, mas também causa perda nos seus ativos. Isso vai desde vendas perdidas por conta de alguma falha de operação dos sistemas de ecommerce até o despacho de produtos sem o correspondente pagamento a posteriori. Isso sem mencionar os custos adicionais que são gerados com retrabalho, reposição e eventuais modificações nos processos para tentar evitar perdas futuras.
Reputação
A violação de dados é um problema crucial para as empresas neste aspecto, pois leva à perda de credibilidade e confiança dos usuários. Quando uma empresa tem os dados dos clientes violados, torna-se mais difícil para o público em geral confiar na segurança da organização. As violações de dados geralmente acontecem devido a abordagens fracas de segurança cibernética, e isto repercutindo no mercado termina trazendo manchas na reputação.
Perdas para os clientes
Quando uma empresa enfrenta um ataque cibernético e fica sujeita a fraudes, isso não apenas afeta sua operação, mas também causa perda potencial nos ativos de seus clientes. O usuário pode não apenas perder dinheiro devido a uma fraude em seu cartão – no que ele pode buscar, ressarcimento – mas também sofrer prejuízos devido ao roubo de seus dados, caso os cibercriminosos decidam utiliza-los.
Digitalização
Como sabemos, quase tudo já foi digitalizado. Desde encomendar produtos até fazer reuniões e enviar dinheiro, confiamos em várias plataformas digitais. Isso torna muito importante que as empresas aprimorem suas funções bancárias utilizadas pelos clientes, pois os hackers podem acessar rapidamente os dados financeiros se os métodos adequados de segurança cibernética não forem aplicados.
Principais ameaças à segurança em transações online
Nos últimos anos, os crimes cibernéticos tornaram-se muito prevalentes no setor financeiro e agora se acredita que seja um dos maiores riscos do setor. Os hackers avançaram em tecnologia, aprimorando suas habilidades, tornando muito desafiador para qualquer empresa interromper as ameaças.
Aqui estão algumas ameaças de segurança cibernética enfrentadas em transações online
- Fraudes: se estes são os casos clássicos onde os criminosos obtem de forma ilícita dados pessoais, números e senhas de cartões e contas e se passam por outra pessoa para adquirir produtos na internet. É comum o uso de ferramentas para mascarar a origem do comprador e o envio de mercadorias é feito para um agente de frete ou “laranja”.
- Phishing: se refere à obtenção junto a consumidores de dados confidenciais, como detalhes de cartão de crédito, débito etc., para ações maliciosas, ocultando-se como uma pessoa confiável na interação eletrônica. Os golpes de phishing bancários online têm avançado constantemente. Eles parecem reais e genuínos, mas enganam você para que forneça seus dados de acesso;
- Malware: aparelhos como computadores e dispositivos móveis são amplamente usados para realizar transações digitais, portanto, devem ser protegidos. Se estiver associado a malware, poderá causar um risco grave à segurança cibernética sempre que se conectar à sua rede;
- Interceptação de dados: quando os dados em transações online não são criptografados, os hackers podem interceptá-los e manipulá-los facilmente. Todas as informações mantidas em computadores em bancos ou online devem ser totalmente criptografadas. Isso garantirá que, mesmo que os dados sejam roubados, os hackers não conseguirão utilizá-los;
- Falsificação: esta é uma das formas mais recentes de ameaças cibernéticas enfrentadas pelas instituições financeiras. Os hackers se passarão por um URL de um site de banco com um site que está relacionado ao original e funciona da mesma maneira e quando o cliente insere seus registros de login, as credenciais de login são roubadas por esses hackers e eles o usam posteriormente.
Conclusão
A segurança em transações online é algo que não pode ser relevado a segundo plano. Com o progresso da digitalização no comercio em geral, as movimentações de dinheiro pela internet tornaram-se mais propensas aos hackers. Portanto, é preciso que haja um modelo eficaz de segurança cibernética em vigor, que evite que se comprometa a segurança das transações.
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