Existe um enorme abismo entre o que as empresas sabem sobre tecnologias ativadas por voz e o que elas fazem a respeito. Para ilustrar esse fato, a empresa de tecnologia Globant entrevistou mais de 600 tomadores de decisão seniores e descobriu que, embora a grande maioria dos entrevistados veja grandes benefícios para a tecnologia de voz, apenas 31% a utilizam diariamente no trabalho.
Não é segredo que a tecnologia de voz é valiosa. Basta olhar para o mercado consumidor. Mais de 43 milhões de norte-americanos já possuem um recurso deste tipo. Além disso, o Google diz que cerca de 20% de todas as buscas hoje são pesquisas por voz.
Dentro de dois anos, 30% de toda a navegação na web será feita sem uma tela, de acordo com estimativas do Gartner, juntamente com metade de todas as buscas, de acordo com a ComScore. No entanto, apenas uma pequena fração disso está sendo feita no trabalho para fins profissionais.
Os alto-falantes inteligentes, como a linha Amazon Echo, os dispositivos do Google Home e o Apple Home Pod, são direcionados diretamente aos consumidores. Mas todas as grandes empresas estão trabalhando no desenvolvimento de plataformas para empresas.
Produtos
Três quartos das empresas planejam investir em sistemas de voz voltados para o cliente com base em Cortana, Google Assistant e Alexa. Porcentagens menores, mas significativas, estão investindo em sistemas similares baseados no Watson, da IBM, no Siri, da Apple e até no Bixby, da Samsung.