Com a revolução digital à nossa volta, pequenas e grandes organizações estão cada vez mais contando com sistemas e tecnologia para desenvolver e gerenciar suas atividades diárias. Por isso aumentar a segurança digital é um objetivo prioritário para proteger os dados da empresa contra os vários tipos de ataques online sendo praticados atualmente, ou mesmo qualquer acesso não autorizado.
A evolução contínua nas tecnologias também implica uma mudança paralela nas técnicas e nas tendências de segurança digital, à medida que notícias de violação de dados, ransomware e hacks se tornam mais comuns.
Para evitar que você ou sua empresa se tornem uma vítima destes problemas, vamos listar aqui as principais tendências de cibersegurança para 2023. Continue lendo e veja o que há de mais prioritário no momento para manter seus dados seguros.
1. Potencial da Inteligência Artificial (IA)
Com a introdução da IA em todos os segmentos de mercado, essa tecnologia com uma combinação de aprendizado de máquina trouxe grandes mudanças na segurança digital.
Embora também esteja sendo usada para desenvolver malware inteligente e ataques para contornar os protocolos de segurança mais recentes no controle de dados, os sistemas de detecção de ameaças habilitados para IA podem prever novos ataques e notificar os administradores sobre qualquer violação de dados instantaneamente.
É por isso que o uso de IA na segurança cibernética às vezes é chamado de “corrida armamentista”, já que hackers e agentes de segurança correm para garantir que os algoritmos mais novos e sofisticados estejam trabalhando do seu lado, e não da oposição. Prevê-se que até 2030 o mercado de produtos de segurança cibernética de IA valerá cerca de US$ 139 bilhões – um aumento de quase dez vezes em relação ao valor de 2021.
2. Segurança da Internet das Coisas
Quanto mais dispositivos conectamos em rede, mais portas e janelas em potencial existirão para que os invasores possam usar para entrar e acessar nossos dados. E em 2023, os analistas do Gartner preveem que haverá 43 bilhões de dispositivos conectados à IoT no mundo.
Dispositivos de IoT – desde wearables inteligentes a eletrodomésticos, carros, sistemas de alarme prediais e maquinário industrial – muitas vezes provaram ser um pesadelo para os responsáveis pela segurança digital.
Em 2023, várias iniciativas governamentais em todo o mundo devem entrar em vigor para aumentar a segurança dos dispositivos conectados, bem como dos sistemas e redes em nuvem que os unem.
3. Cybersecurity no home office
Recentemente, uma prioridade de segurança cibernética para muitas organizações tem sido proteger os milhões de dispositivos em todo o mundo que estão sendo usados para trabalho doméstico e remoto desde o início da pandemia.
Conectar-se a redes com dispositivos não seguros pode fazer com que os funcionários sejam vítimas involuntárias de ataques de phishing, nos quais os invasores enganam os usuários para que divulguem suas senhas. Isso também permite ataques de ransomware, nos quais o software é injetado em redes que apagam dados valiosos, a menos que os usuários paguem um resgate aos invasores.
Em 2023, quando os trabalhadores estão mais propensos do que nunca a usar dispositivos pessoais para se conectar remotamente a redes de trabalho, um novo conjunto de desafios surge.
4. Construindo uma cultura de segurança digital
Talvez o passo mais importante que pode ser dado em qualquer organização seja garantir que ela esteja trabalhando para iniciar e promover uma cultura de conscientização sobre questões de segurança cibernética.
Hoje, não é mais bom o suficiente para empregadores ou funcionários simplesmente pensar na segurança digitalcomo um problema para o departamento de TI cuidar. Na verdade, desenvolver a consciência das ameaças e tomar precauções básicas para garantir a segurança deve ser parte fundamental da descrição do trabalho de todos em 2023!
Conclusão
Analisando tudo isto se percebe que é muito necessário se tomar precauções básicas relacionadas a estes pontos, como uma forma de promover uma melhoria no nível de segurança cibernética.
Não é segredo que a modernização da tecnologia fornece um impulso para mudanças positivas, inclusive a transformação digital, mas também cria possibilidades para riscos, vulnerabilidades, ataques e falhas.
Por isso a preocupação com cybersecurity deve ser um elemento central da estratégia de negócios em organizações que desejam não só atingir seus objetivos comerciais, mas também assegurar sua competitividade no mercado e sua resiliência para manter suas operações rodando perfeitamente, sempre
Para ficar por dentro das tendências tecnológicas, assine nossa newsletter e fique de olho em todas as nossas novidades!