Não importa se sua empresa faz parte do ranking Fortune 500 ou se é um varejista de bairro, o cibercrime é uma ameaça genuína para seus negócios, receita e marca. Logo, é importante prevenir ataques como o DDos.
Para se ter uma ideia, houve um aumento significativo na frequência dos ataques DDoS em 2022. Algo em torno de 81% nos ataques que atingiram um mínimo de 500.000 solicitações por segundo, segundo levantamento global da Imperva.
Vamos conversar sobre isso? Continue lendo!
O que é um Ataque DDoS?
Um ataque distribuído de negação de serviço, ou DDoS, é um tipo comum de ataque cibernético em que um agente mal-intencionado inunda um servidor web, serviço ou rede com tráfego para interromper suas operações normais.
Os ataques DDoS são realizados sobrecarregando o servidor da Web ou a rede de destino com mensagens, solicitações de conexões ou pacotes falsos.
Quando o servidor de destino tenta acomodar todas as solicitações, ele excede seu limite de largura de banda e faz com que o servidor fique lento, trave ou fique indisponível.
Uma analogia comum é a de uma rodovia de trânsito. Conforme você se aproxima de um cruzamento, se muitos outros carros entrarem, isso levará a um engarrafamento e fará com que todos parem. Isso inclui até mesmo outros carros atrás de você.
Se o servidor visado for um sistema crítico para o negócio, ele pode derrubar toda a infraestrutura de rede e interromper as operações. Além disso, durante o tempo de inatividade do servidor, outros tipos de ataques, como ransomware e extorsões, também podem ser lançados, resultando em enormes consequências econômicas para as empresas.
Normalmente, o tráfego vem de um grupo de sistemas e dispositivos comprometidos chamados botnets e contém malware. À medida que mais dispositivos se conectam à Internet, especialmente dispositivos IoT, esse tipo de ameaça de segurança cibernética se torna mais fácil de lançar.
Histórico de ataques DDoS
Os ataques cibernéticos não são um fenômeno novo. O primeiro ataque DoS foi em 1974, perpetrado pela curiosidade de um menino de 13 anos em Illinois. Ele forçou 31 terminais de computador da Universidade de Illinois a desligar simultaneamente usando uma vulnerabilidade no que era então o novo comando “ext”.
Na década de 1990, o Internet Relay Chat foi alvo de ataques DoS de largura de banda simples e inundações de bate-papo.
Mas o primeiro grande DDoS, ou ataque distribuído de negação de serviço, ocorreu em 1999, quando um hacker usou uma ferramenta chamada “Trinoo” para desativar a rede de computadores da Universidade de Minnesota por 2 dias.
→ Leia também: Tendências de segurança digital: o que vem por aí.
Na prática, o que acontece em um ataque DDoS
Com todos os danos que podem ser causados à sua propriedade e negócios na web por meio de ataques DDoS, é surpreendente como eles realmente são uma premissa simples.
Servidores Web, DNS e de aplicativos; roteadores; firewalls de aplicativos da web; e a largura de banda da Internet lidam com grandes quantidades de conexões diariamente.
Um ataque DDoS ocorre quando uma série de sistemas comprometidos envia centenas ou milhares de conexões a mais do que os servidores podem suportar. Isso pode acontecer facilmente através do uso de um botnet, uma rede vinculada a sistemas sequestrados.
Alguns ataques DDoS aparecem como um disfarce para atingir os sistemas que controlam os sites e servidores. Isso os abre para a possibilidade de serem infectados por malware, muitas vezes na forma de um vírus Trojan.
Em seguida, o sistema torna-se parte do botnet que o infiltrou em primeiro lugar. Os invasores podem ter como alvo diferentes partes da rede de uma empresa ao mesmo tempo ou podem usar esses eventos DDoS para encobrir outros crimes, como roubo ou fraude.
Os principais tipos de ataques DDoS
Os ataques DDoS podem variar com base nos vetores de ataque usados e na maneira como são usados. Alguns dos tipos comuns de ataques DDoS são os que você vê a seguir!
Ataques volumétricos
São aqueles que visam a rede de uma máquina para sobrecarregar sua largura de banda. É o tipo mais comum e funciona sobrecarregando sua capacidade com grandes quantidades de solicitações de dados falsos.
Enquanto a máquina está ocupada verificando essas solicitações de dados maliciosos, o tráfego legítimo não consegue passar.
Ataques de protocolo
Funcionam consumindo recursos do servidor. Os criminosos atacam áreas de rede responsáveis pela verificação de conexões enviando pings lentos, pings malformados e pacotes parciais. Estes acabam sobrecarregando o buffer de memória no computador de destino e travam o sistema.
Como os ataques de protocolo também podem comprometer firewalls de aplicativos da Web (WAF), ameaças DDoS desse tipo não podem ser interrompidas por firewalls.
Ataques à camada de aplicação
Esses são ataques que se concentram na camada L7 ou na camada superior do modelo Open Systems Interconnection (OSI). Eles se concentram principalmente no tráfego da Web e podem ser iniciados por meio de HTTP, HTTPS, DNS ou SMTP. Eles trabalham atacando vulnerabilidades no aplicativo que o impedem de entregar conteúdo ao usuário.
Uma das razões pelas quais os ataques à camada de aplicativos são difíceis de impedir é porque eles usam muito menos recursos, às vezes até mesmo uma única máquina. Isso faz com que pareça apenas um volume maior de tráfego legítimo e engana o servidor.
9 maneiras de prevenir ataques DDoS
A tecnologia de automação pode ajudar parcialmente a prevenir ataques cibernéticos, mas também requer inteligência humana e monitoramento para proteger seu site ao máximo. As estruturas tradicionais da Web não são suficientes.
Uma segurança de nuvem multicamadas desenvolvida e monitorada por engenheiros altamente experientes e comprometidos oferece a melhor proteção.
Entender como os ataques DDoS funcionam e estar familiarizado com o comportamento de sua rede são etapas cruciais para evitar invasões, interrupções e paralisações causadas por ataques cibernéticos.
Confira, a seguir, algumas dicas para ajudar a prevenir um ataque DDoS!
1. Implemente boas práticas de monitoramento de rede
O primeiro passo para mitigar ameaças DDoS é saber quando você está prestes a ser atingido por uma. Isso significa implementar uma tecnologia que permite monitorar sua rede visualmente e em tempo real. Saiba a quantidade de largura de banda que seu site usa em média para que você possa rastrear quando houver anomalias.
Os ataques DDoS oferecem pistas visuais e, se você estiver intimamente familiarizado com o comportamento normal da sua rede, será mais fácil detectar esses ataques em tempo real.
2. Pratique higiene básica de segurança
Existem algumas etapas simples que toda empresa pode seguir para garantir um nível básico de segurança contra ameaças DDoS.
Isso inclui práticas recomendadas, como o uso de senhas complexas, obrigando a redefinição de senha a cada dois meses e evitando armazenar ou anotar senhas em notas.
3. Configure limites básicos de tráfego
Você pode atenuar parcialmente os ataques DDoS com algumas outras medidas técnicas de segurança.
Isso inclui definir limites e limites de tráfego, como limitação de taxa em seu roteador e filtros em pacotes de fontes suspeitas.
Definir limites mais baixos de queda de inundação de SYN, ICMP e UDP, backlist de IP, bloqueio geográfico e identificação de assinatura são outras técnicas que você pode adotar como primeiro nível de mitigação.
Estas são etapas simples que podem lhe dar mais tempo, mas os ataques DDoS estão em constante evolução em sua sofisticação e você precisará ter outras estratégias para impedir totalmente esses ataques.
4. Mantenha sua infraestrutura de segurança atualizada
Sua rede é tão forte quanto seus elos mais fracos. É por isso que é importante estar ciente dos sistemas legados e desatualizados em sua infraestrutura, pois eles podem ser os pontos de entrada para ataques quando comprometidos.
Mantenha seu centro de dados e sistemas atualizados e corrija seus firewalls de aplicativos da web e outros programas de segurança de rede.
Além disso, também é uma boa ideia trabalhar com seu ISP ou provedor de hospedagem, fornecedor de segurança e centro de dados para implementar outros recursos avançados de proteção.
5. Esteja pronto com um plano de batalha de resposta DDoS
Quando ocorrer um ataque DDoS, será tarde demais para começar a pensar na resposta. Você precisa ter um plano de resposta preparado com antecedência para que o impacto possa ser minimizado.
Um plano de resposta deve idealmente incluir:
- Lista de verificação de ferramentas – uma lista de todas as ferramentas que serão implementadas, incluindo detecção avançada de ameaças, avaliação, filtragem e software e hardware.
- Equipe de resposta – uma equipe de pessoal com papéis e responsabilidades claramente definidos a serem executados assim que o ataque for detectado
- Protocolos de escalonamento – regras claramente definidas sobre quem notificar, escalonar e envolver em caso de ataque
- Plano de comunicação – uma estratégia para contatar as partes interessadas internas e externas, incluindo seu ISP, fornecedores e clientes e como comunicar as novidades em tempo real.
6. Garanta capacidade suficiente do servidor
Como os ataques DDoS volumétricos funcionam sobrecarregando a largura de banda da rede, uma maneira de combatê-los é superprovisionando a largura de banda.
Portanto, garantindo que a capacidade do seu servidor possa lidar com picos de tráfego intenso adicionando largura de banda, você pode estar pronto para picos repentinos e inesperados de tráfego causados por ataques DDoS.
Observe que isso pode não interromper completamente um ataque DDoS, mas lhe dará alguns minutos extras para preparar outras defesas antes que seus recursos acabem.
7. Explore as soluções de proteção e conte com suporte profissional
Também é recomendável utilizar soluções de proteção DDoS baseadas em nuvem como parte da estratégia de mitigação de DDoS. A nuvem fornece mais largura de banda e recursos em comparação com redes privadas.
Os datacenters em nuvem podem absorver o tráfego malicioso e dispersá-lo para outras áreas, impedindo-o de atingir os alvos pretendidos.
Por fim, não hesite em chamar ajuda profissional. Os provedores de DNS e empresas como a Nova8 podem ajudá-lo a proteger sua propriedade da Web redirecionando os visitantes conforme necessário, monitorando o desempenho para você e distribuindo o tráfego por vários servidores caso ocorra um ataque.
Em resumo
Com a digitalização dos negócios, a ameaça cibernética se tornou uma preocupação significativa para muitas organizações. Um tipo comum de ataque cibernético é o ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), em que um servidor web, serviço ou rede é inundado com tráfego falso para interromper suas operações normais.
Os ataques DDoS ocorrem quando vários sistemas comprometidos enviam mais conexões do que os servidores podem suportar. Isso é feito facilmente através do uso de um botnet, uma rede de sistemas sequestrados.
Para se proteger contra ataques DDoS, é essencial ter uma estratégia de segurança cibernética bem planejada e implementada, juntamente com um plano de contingência. As empresas também podem considerar a implementação de soluções de segurança específicas para DDoS, como firewalls de aplicativos da web.
Ou ainda, adotar abordagens proativas para minimizar o impacto de um ataque, como a implementação de monitoramento de tráfego de rede e o estabelecimento de protocolos para lidar com ataques.
Por fim, a prevenção de ataques DDoS deve ser uma preocupação constante para as empresas, independentemente do seu tamanho ou setor.
Você precisa melhorar suas estratégias de prevenção de ataques DDoS e outras ameaças à segurança cibernética do seu negócio? Faça contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar!